Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/18 às 9h26 - Atualizado em 6/07/18 às 11h52

Registro de Veículo 0 KM (Primeiro Emplacamento)

 

É o registro do veículo 0 Km na base de dados do Detran-DF, quando ocorrerá o primeiro emplacamento do veículo.

 

 

1.Ser proprietário ou representante legal.

2. NF-e (Nota Fiscal Eletrônica);

3. Nota Fiscal Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE.

       4. Se Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE for de outra UF, não sendo venda direta da montadora, apresentar DAR ou GNRE (documentos eletrônicos que comprovam o recolhimento do imposto devido à Secretaria de Fazenda do DF). Não tendo nenhum desses documentos, procurar a Gerência de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito da Secretaria de Fazenda do DF no endereço SAPS, bloco H, nº1 – SIA. TEL 33128181 ramal 5774 ou 5755 Nota Fiscal Eletrônica – NF.

5.Decalque da numeração do Chassi (alto-relevo do chassi feito em papel).

6.Cópia do contrato de financiamento (CDC, arrendamento mercantil, consórcio, reserva de domínio, outros), no caso de veículo com financiamento ativo no Sistema Nacional de Gravame – SNG.

7.Se PROPRIETÁRIO: apresentar cópias autenticadas ou comuns acompanhada das originais da identificação pessoal oficial, com foto recente e em bom estado de conservação, e Cadastro de Pessoa Física – CPF.

8.Se REPRESENTANTE LEGAL: cópia autenticada ou comum do documento de identificação pessoal oficial, acompanhada do original, em bom estado de conservação, com foto atualizada; Cadastro de Pessoa Física – CPF; e documentos que comprovem a representação legal (Ex.: Procuração, Contrato Social, Estatuto ou Ata da assembleia que nomeia os seus representantes, Requerimento Empresário Individual, Termo de Curatela, Termo de Tutela, Autorização Judicial, Escritura Pública de Formal de Partilha e outros). Em casos de Pessoa Jurídica, acrescentar Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica – CNPJ.

 

Documentos registrados, reconhecido firma, procurações, escrituras públicas entre outros feitos em cartórios de outra UF, deverão, obrigatoriamente, serem abonados (reconhecimento da assinatura do tabelião do cartório de origem) em um cartório do Distrito Federal, não sendo aceito abono feito em cima de outro abono.

 

Além dos requisitos e documentos acima, será necessário realizar Vistoria veicular sem agendamento prévio, nos postos de atendimento do Detran-DF, nos seguintes casos:

 

  1. 1.Decorrido mais de 30 dias de emissão da nota fiscal, nos postos de atendimento do Detran-DF.

2.Reboques e Máquinas Agrícolas (tratores, retroescavadeiras e similares), independentemente da data de emissão da Nota Fiscal, na unidade de atendimento do Detran- Setor de Cargas.

3.Veículo inacabado tipo caminhão (após complementação de carroceria, mecanismo operacional ou cabina suplementar etc), ou tipo caminhonete (após complementação de carroceria) independentemente da data de emissão da Nota Fiscal do veículo ou da carroceria, na unidade de atendimento do  Detran- Setor de Cargas.

 

 

 

Os valores cobrados pelo serviço, bem como os possíveis serviços complementares, podem ser consultados na Tabela de Preços do Detran-DF.

 

– Primeiro emplacamento.

– CRV – Custo da impressão do documento.

– Placa – Serviço de fixação e selagem de placa/tarjeta.

– Lacre – Serviço de fornecimento e instalação.

– Vistoria veicular – Vistoria normal (quando houver).

 

O pagamento do serviço deverá ser realizado em uma agência bancária de um do(s) banco(s) indicado(s) no(s) boleto(s) de pagamento.

 

 

– Presencialmente:

Em um dos postos de atendimento do Detran-DF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Esse serviço não é realizado nos postos de atendimento do Na Hora.

 

 

1. Comparecer a um dos postos de atendimento do Detran-DF, levando os documentos necessários e laudo de vistoria, se for o caso.

2. Registrado o veículo, retirar uma Autorização para Circulação dentro do Distrito Federal e boletos para pagamento.

3. Apresentar a autorização em uma unidade credenciada de fabricantes de placas para comprar as placas destinadas ao veículo.

4. Realizar o pagamento do(s) boleto(s) em uma agência bancária de um do(s) banco(s) indicado(s) no(s) boleto(s).

5. De posse das placas, se dirigir ao setor de emplacamento na própria unidade de atendimento para fixação e lacração da placa.

6. Aguardar 24 horas do pagamento e retornar a unidade de atendimento em que foi realizado o registro do veículo, para retirar o Certificado de Registro de Veículo – CRV (DUT) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.

 

 

O registro do veículo é imediato e a emissão/entrega do CRV e CRLV é de 24 horas, após confirmação do pagamento do serviço no sistema informatizado do Detran-DF.

 

Central de Informações – 154.

 

 

Conforme a Lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, alterada pela Lei nº 10.741/2003, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)