Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/14 às 19h48 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Trânsito exige atenção constante

COMPARTILHAR

Campanha mostra possíveis consequências da distração no trânsito

Desde o dia 19 de outubro, o Detran está com uma nova campanha publicitária na mídia a fim de conscientizar motoristas e pedestres a estarem mais atentos no trânsito. Com o tema “No trânsito, alguns segundos de distração são suficientes para mudar seu destino. Fique esperto. Seja vivo”, a iniciativa tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar a população sobre os riscos de acidente que a distração traz ao trânsito.

“Os comerciais contém cenas fortes e impactantes, porque a nossa ideia é mostrar o que ocorre na realidade. Queremos provocar uma reflexão nas pessoas, sobre a importância da vida e mostrar que apenas alguns segundos de distração com atitudes corriqueiras podem ser fatais”, observou o diretor-geral do Detran, Rômulo Félix.

 A campanha conta com vídeos de 30 segundos na TV e em redes sociais. A estratégia de divulgação da campanha vai fazer uso ainda de cartazes, anúncios na mídia impressa, outdoors e propagandas em ônibus e táxis. “Ainda estamos estudando a possibilidade de veicular também filmes de 60 segundos nas salas de cinema do DF. O objetivo é levar a mensagem ao maior número de pessoas, e assim reduzir o número de acidentes no trânsito”, acrescentou Rômulo.

A campanha foi pensada com base no estudo da Fundação de Peritos em Criminalística Ilaraine Acácio Arce, que realizou análise das colisões fatais ocorridas em 2012 no DF. Esse estudo verificou os Laudos de Perícias Criminais emitidos pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal e constatou que entre as causas determinantes dos acidentes avaliados, a perda de controle de direção representou 27% dos casos, seguido do desvio de direção (25%). Segundo o relatório dos peritos, ambas as causas estão relacionadas à falta de atenção por diversos motivos: uso de telefone celular, operação de aparelho de som, sono, cansaço, entre outros.

Além do estudo realizado pelos peritos criminais, os auditores fiscais de trânsito do Detran, em operações de fiscalização, têm observado pedestres que realizam travessia de vias totalmente dispersos e muitos condutores fazendo uso do celular enquanto dirige ou realizando outras tarefas, como se maquiar ao volante, por exemplo.

De janeiro a agosto desse ano, foram registradas 33.725 notificações por “Dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular” (art.252, VI, do Código de Trânsito Brasileiro). Verificou-se um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 32.141 notificações com base neste mesmo artigo, número que já tinha sido 39% maior que o registrado até agosto de 2013 (23.095 notificações). Por esses motivos, a direção do Detran entendeu como necessária e urgente uma campanha publicitária de utilidade pública que enfocasse os riscos de acidentes provocados pela distração ao volante.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)