6/10/22 às 13h02 - Atualizado em 6/10/22 às 13h02

212 condutores alcoolizados foram flagrados pelo Detran-DF no fim de semana

Os agentes de trânsito também autuaram 70 condutores inabilitados e removeram 57 veículos ao depósito

Zélia Ferreira

(Brasília – 22/8/2022) – Apesar de todos os esforços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal para conscientizar os condutores dos riscos de dirigir sob influência de álcool ou outras substâncias entorpecentes, as equipes de fiscalização da autarquia flagraram 212 condutores que estavam dirigindo alcoolizados nesse fim de semana, ignorando o perigo de acidentes que a conduta traz para si e para os demais usuários das vias do DF.

Os flagrantes foram registrados em operações realizadas de sexta-feira (19) a domingo (21) nas diversas regiões administrativas do DF. Os agentes de trânsito ainda autuaram 70 condutores que sequer possuíam habilitação para conduzir veículos, 63 que estavam com veículo não licenciado ou não apresentaram o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) portavam o documento de porte obrigatório e 21 que conduziam motocicletas com escapamento adulterado. Ao todo, 57 veículos foram removidos ao depósito da autarquia por diversas irregularidades.

Outra infração muito flagrada e que tem preocupado as autoridades de trânsito foi o desrespeito ao pedestre na faixa. Durante as ações do fim de semana, os agentes autuaram 53 condutores que não pararam na faixa para que pedestre realizasse sua travessia em segurança.

Destaques

Na madrugada de sábado (20) para domingo (21), a fiscalização flagrou, no Eixinho L, próximo à sede do BRB, um veículo Ford/Ecosport que somava em seu histórico inúmeras infrações de trânsito e estava sem licenciamento desde 2017, totalizando mais de R$ 25 mil em débitos, sendo R$ 21 mil somente em multas.

A equipe do helicóptero Sentinela localizou dois veículos na região do Sol Nascente com restrição de roubo/furto. Um deles estava completamente carbonizado. A polícia foi acionada para os trâmites legais.

Além disso o Detran-DF participou do Dia Nacional da Mobilização da Lei Seca, que são operações simultâneas de Segurança Viária realizadas em todo o Brasil, em apoio ao calendário das operações de Lei Seca, que visa retirar das vias condutores que dirigem sob influência de álcool ou outra substância psicoativa, gerando riscos graves de acidentes.

Ações educativas

Na sexta-feira (19), o Detran, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, realizou ações educativas para marcar o Dia Nacional do Ciclista. Foram realizadas abordagens a motoristas e motociclistas por meio de blitzes educativas, para reforçar a importância do compartilhamento da via e do respeito ao ciclista. Ainda no mesmo dia, agora com o foco no ciclista, foi realizado o projeto Bike em Dia, na ciclovia do Eixo Monumental.

No sábado (20), o Detran levou educação de trânsito para o evento Aeromosquito 2022 no VI Comar – Lago Sul. E no domingo (21), os educadores de trânsito do Detran estiveram no setor P Sul, em Ceilândia.