11/02/16 às 17h18 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Ações do Detran no Carnaval da Paz

Todo o efetivo do órgão foi empregado em operações preventivas e de fiscalização

O Detran-DF participou integralmente da estratégia de ação que consolidou o Carnaval de Brasília deste ano como o Carnaval da Paz. Para tanto, antecipou-se com ações de fiscalização preventiva e educativa de trânsito, visando conscientizar o condutor pelo não consumo de bebida alcoólica ao dirigir.

Os apelos do órgão surtiram efeito positivo. Nos quarto dias de Carnaval, as 145 autuações por ingestão de álcool, registradas pelo Detran-DF, representaram 35% a menos que as 222 aplicadas em 2015. Já o número de condutores presos por dirigir embriagados subiu de 9 para 11 este ano.

As operações deflagradas pelo Detran-DF também serviram para afugentar os afoitos inabilitados. No Carnaval de 2015 foram flagrados 150 condutores sem CNH contra 53 este ano. Uma redução de 65%.

“Quando tiramos os infratores das ruas, nós estamos oferecendo mais segurança ao cidadão”, declarou o diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim, em entrevista coletiva das Forças da Segurança Pública que apresentou o balanço do Carnaval à imprensa.

Ainda foram efetuadas, neste Carnaval, 1.680 autuações relativas a estacionamento irregular, falta de documentação e de equipamentos obrigatórios, e 301 veículos foram apreendidos e levados ao Depósito do Detran-DF.

Atividades educativas

Além das 23 atividades educativas de trânsito e das 15 operações de fiscalização efetuados durante o Carnaval, o Departamento colocou todo o seu efetivo nas vias fazendo o controle do trânsito e facilitando a passagem dos foliões pelas vias. Os 492 agentes do Detran atuaram em 70 blocos, em eventos esportivos e religiosos, entre outros.

Para o diretor-geral, Jayme Amorim, valeu a pena colocar o efetivo do órgão voltado para as festividades. “Conseguimos garantir um Carnaval com alegria nas ruas e com paz no trânsito”.

A unanimidade quanto ao Carnaval da Paz foi compartilhada por todos os participantes da coletiva, entre os quais, a anfitriã, secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Marcos Antônio de Oliveira Nunes, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Hamilton Santos Esteves Júnior, o diretor-geral da Polícia Civil, Dr. Eric Seba de Castro, secretário de Cultura, Guilherme Reis, diretora-presidente da Agência de Fiscalização, Bruna Pinheiro, diretor-presidente da Companhia do Metropolitano, Marcelo Dourado e o diretor-adjunto do Serviço de Limpeza Urbana, Silvano Silvério da Costa.