Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/23 às 12h03 - Atualizado em 11/07/23 às 12h03

Agentes de trânsito participam de curso na ANTT

COMPARTILHAR

Capacitação visa qualificar servidores para o combate ao transporte clandestino de passageiros

 

Entre os dias 6 e 10 de julho, os agentes de trânsito R. Dias, Leandro Prado e R. Lopes participaram do curso de combate ao transporte clandestino de passageiros realizado na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília-DF.

 

Os agentes de trânsito, juntamente com os técnicos da ANTT, debateram assuntos de interesses das duas autarquias no tocante à fiscalização do transporte clandestino de passageiros. Na avaliação dos agentes que participaram do curso: “no Distrito Federal, existe a problemática do transporte clandestino de passageiros, popularmente chamado de transporte pirata, em que pessoas são captadas nas paradas de ônibus por vans, veículos de passeio e até ônibus e micro-ônibus e são transportadas para as mais diversas localidades do DF e do entorno por motoristas atuando na clandestinidade. A maioria desses veículos circula com equipamentos obrigatórios inoperantes, pneus carecas, documentação atrasada e acumulam diversas infrações de trânsito. Além disso, são conduzidos por motoristas que não têm a devida autorização e qualificação para realizar esse tipo de transporte/serviço”.

 

Os agentes acompanharam tanto na teoria quanto na prática como é feito o serviço de fiscalização desse tipo de transporte pelos técnicos da ANTT. No sábado (8/7), eles participaram de uma operação na DF-100 (rodovia distrital), onde puderam verificar como é feita a abordagem e a fiscalização de ônibus, micro-ônibus e vans pelos técnicos da ANTT. Durante essa prática, os agentes apenas observaram o trabalho dos técnicos. Segundo os agentes: “o curso foi de grande valia para o Detran-DF, a fim de qualificar seus servidores para atuar nas vias do Distrito Federal no combate ao transporte clandestino de passageiros”.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)