Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/21 às 16h14 - Atualizado em 13/01/22 às 18h24

Alunos do CEM 03 do Gama têm aula de cidadania com o diretor-geral do Detran-DF

COMPARTILHAR

Escola é uma das seis participantes do projeto piloto do Detran que vai oferecer formação teórico-técnica gratuita a alunos do Ensino Médio com parte do processo de habilitação

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 10/11/2021) – Na tarde desta terça-feira (9), os alunos do Centro de Ensino Médio 03 do Gama tiveram a oportunidade de ouvir o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Zélio Maia, falando sobre cidadania e convivência social na aula magna do programa Cidadania para o Trânsito. O curso, oferecido gratuitamente pelo Detran-DF, tem duração de 90h/a e conta como etapa do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

 

A previsão legal consta da Resolução nº 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre a formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos como atividade extracurricular no ensino médio e define os procedimentos para implementação nas escolas interessadas. No entanto, só agora, em parceria com a Secretaria de Educação, o Detran-DF começa a oferecer mais este benefício à população do Distrito Federal.

 

“Eu acredito que um trânsito humanizado e seguro passa por cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. Por isso, temos buscado parcerias com a Secretaria de Estado de Educação para desenvolvermos ações de governo que atendam nossa população nas suas mais diversas áreas. Já atuamos diariamente nas escolas públicas e particulares com ações educativas voltadas ao público infantil e, agora, estamos ampliando nossa presença também com ações voltadas aos jovens que estão prestes a se tornarem condutores”, esclarece o diretor-geral, Zélio Maia.

 

Para a diretora do CEM 03 do Gama, Rosilene Nóbrega, a parceria com o Detran foi muito bem-vinda: “Quando o Detran sinalizou com a proposta de vir para dentro da unidade escolar desenvolver um trabalho educativo com nossos jovens, a gente ficou muito feliz, porque nossa comunidade escolar precisa disso. Esse projeto vai agregar muito na formação da consciência dos indivíduos, para que possamos trabalhar a postura do nosso aluno como um ser responsável pela própria vida e pela vida do outro. A gente quer deixar esse aluno pronto para que ele possa conviver em sociedade de um modo proativo e respeitoso”.

 

Em novembro e dezembro de 2021, seis escolas previamente selecionadas pela SEE-DF participarão do projeto piloto, mas a expectativa é que todas as demais escolas de Ensino Médio da rede pública do DF sejam contempladas nos próximos anos.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)