Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/22 às 13h36 - Atualizado em 6/10/22 às 13h36

Alunos do CEM 1 de Planaltina concluem 1º módulo do curso Cidadania no Trânsito

COMPARTILHAR

Metodologias ativas são utilizadas nas aulas do curso, que prepara os jovens para a realização da prova teórico-técnica do processo de habilitação

 

 

Zélia Ferreira

 

 

(Brasília, 15/9/2022) Os alunos da 2ª série do Centro de Ensino Médio 1 de Planaltina concluíram, nesta terça-feira (13), as 45h/a do 1º módulo do Curso Cidadania no Trânsito. O curso, com duração total de 90h/a, é dividido em dois módulos: o primeiro quanto o aluno está na 2ª série e o segundo, na 3ª série. 

A capacitação é gratuita e oferecida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal como atividade extracurricular aos alunos da rede pública de ensino do DF, em média 35 alunos por escola, escolhidos conforme critérios próprios da direção do colégio. Os alunos poderão utilizar o Curso de Formação Teórica para Habilitação de Condutor de Veículos Automotores no processo de habilitação após completarem 18 anos de idade.

Em agosto e setembro, os alunos participaram de aulas bem dinâmicas, planejadas com a utilização de metodologias ativas que estimulam os alunos a construírem o próprio conhecimento, por meio de experiências práticas e atividades lúdicas interativas. Neste modelo, o aluno é protagonista da própria aprendizagem ressignificando conceitos e refletindo sobre a seu comportamento no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuro condutor de veículos automotores, a fim de promover a cultura de paz no trânsito.

A utilização de um bingo didático animou a última aula do curso. A atividade foi muito divertida, mas o assunto, muito sério: noções de funcionamento de veículos de duas ou quatro rodas (mecânica), equipamentos e cuidados indispensáveis para um trânsito mais seguro para todos. Além disso, os alunos participaram ainda de aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social; noções de primeiros socorros; legislação de trânsito; e direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas.

Outras escolas

Alunos do CEMI do Cruzeiro, CEMI de Taguatinga, CED Incra 8 de Brazlândia, CED 3 do Gama e CED 1 de São Sebastião também concluem o Módulo I agora em setembro. O CED 416 de Santa Maria também iniciou o I Módulo em agosto, mas vai concluir somente em outubro, pois as aulas ocorrem somente uma vez por semana. Nas demais escolas, as aulas acontecem duas vezes por semana.

A partir de outubro, outras seis escolas entrarão no projeto. São elas: CEM 2 de Ceilândia, CEM 1 do Paranoá, CEM 1 do Guará, CEM JK do Núcleo Bandeirante, CED 619 de Samambaia e CEM 4 de Sobradinho, totalizando a cobertura em todas as 13 Coordenações Regionais de Ensino.

Imagens:
Foto: Última aula em Planaltina –  bingo de Noções de Mecânica
Vídeo: Detran leva conscientização de trânsito por meio de MC’s

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)