Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/24 às 10h34 - Atualizado em 12/04/24 às 11h03

Aula inaugural do curso Mobilidade e Trânsito

COMPARTILHAR

 

Encontro da 13ª edição deste curso do Detran aconteceu nesta quinta-feira (11), na Eape

 

Rafaela Nogueira

 

 

(Brasília-DF, 11/4/2024) O Departamento de Trânsito do Distrito Federal, juntamente com a Secretaria de Estado de Educação do DF realizaram nesta quinta-feira (11), a abertura do curso Mobilidade e Trânsito, na modalidade Educação a Distância (EaD) para quase 500 professores de escolas públicas e conveniadas. O evento contou com coffe break, teatro do Detran e informações sobre o curso.

 

Na aula magna inaugural, que foi presencial, no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF (Eape), além de coordenadores, professores e estudantes, estiveram presentes a subsecretária de Educação Básica do DF, Iedes Soares Braga; a subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF, Maria das Graças de Paula Machado; o diretor-geral Adjunto do Detran, Hugo Figueiredo; a diretora de Educação de Trânsito da autarquia, Paula Nunan; e o Gerente de Educação de Trânsito, Marcelo Granja.

 

Com o objetivo de capacitar professores para introduzirem conteúdos básicos sobre trânsito nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), este 13º curso de formação tem a carga horária de 120 h/aulas, certificação da Eape e Ambiente Virtual de Aprendizagem do Detran-DF, mas os estudantes poderão participar mais dois encontros presenciais: Campanha Maio Amarelo e a aula de encerramento.

 

Essa formação continuada dos professores é uma cooperação técnica entre Detran-DF e a SEEDF firmada para estabelecer educação para o trânsito e a ação faz parte também do eixo mobilidade e trânsito do Programa Detran nas Escolas.

 

O diretor-geral adjunto, Hugo Figueiredo disse que Brasília é referência em trânsito, especialmente em educação de trânsito, como o respeito à faixa de pedestres e cursos como este tem o objetivo de manter e melhorar o trânsito.

 

Já a diretora de educação de trânsito, Paula Nunan, reforçou que essa política pública, sendo aplicada na capacitação dos professores externaliza uma das principais funções do Detran, que é educar para o trânsito, porque leva esse conhecimento para ser aplicado na formação do estudante, que convive no trânsito e poderá ser futuro condutor.

 

Após apresentação dos coordenadores, dos professores e das orientações de acesso à plataforma virtual de ensino, houve encenação teatral com a temática trânsito e foram sorteados brindes do Detran aos estudantes presentes.

 

Confira as imagens.

 

   

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)