Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/20 às 17h30 - Atualizado em 25/05/20 às 17h30

Blitzes do fim de semana flagraram 15 condutores alcoolizados

COMPARTILHAR

Motociclista que trafegava na contramão da Elmo Serejo não tinha habilitação e estava sob efeito de álcool

 

Zélia Ferreira

(Brasília – 25/5/2020) – Entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de segunda-feira (25), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal autuou 15 condutores que estavam dirigindo sob influência de álcool. Dois deles foram conduzidos à delegacia, pois o exame etílico acusou índice alcoólico o considerado crime previsto no artigo 366 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Além disso, 10 condutores foram flagrados sem habilitação e outros 605 foram notificados por irregularidades diversas. As blitzes ainda resultaram no recolhimento de 11 veículos aos depósitos da autarquia.

 

As ações de fiscalização integram a Operação Trânsito Seguro e foi realizada em Brazlândia, Lago Sul, Vicente Pires, Guará e Gama.

 

Destaque

 

Na noite de domingo (24), dois agentes de trânsito estavam em patrulhamento na Elmo Serejo quando flagraram um motociclista trafegando na contramão. Além de não possuir habilitação, o condutor estava alcoolizado e não portava a nota fiscal da moto, que é de porte obrigatório em caso de veículo novo ainda não registrado junto ao órgão de trânsito. Segundo o condutor, ele veio na contramão desde a Feira dos Importados porque estava procurando a carteira, que havia caído em algum lugar na Elmo Serejo.

 

Balanço

 

De janeiro a abril deste ano, 5.282 condutores foram autuados por dirigir sob influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência, conforme previsto no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

A infração é gravíssima e resulta em multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até que um condutor habilitado seja apresentado para conduzi-lo. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)