Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/16 às 20h42 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Continua em queda o número de acidentes fatais no DF

COMPARTILHAR

Em janeiro deste ano foi registrada uma redução de 27% de morte em relação a janeiro de 2015

(Brasília, 04/02/2016) – O empenho do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para a redução do número de vítimas de acidentes de trânsito continua contabilizando resultados favoráveis à vida. Em janeiro deste ano, ocorreu uma redução de 27% no número de mortes – total de 24 – se comparado ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 33 vítimas fatais.

Esse resultado estimula os servidores do órgão, que fazem um trabalho intensivo para oferecer ao brasiliense um trânsito seguro. “Isso é uma indicação de que a nossa política de educação e de fiscalização de trânsito está no caminho certo”, afirma o diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim.

Segundo Amorim, as atividades educativas de trânsito nas ruas, nas escolas e nos meios de comunicação, aliadas à intensificação das operações de trânsito que vêm tirando de circulação infratores contumazes e penalizando condutores por alcoolemia, são, sem dúvidas, as iniciativas responsáveis por mais esse resultado positivo.

Apenas em janeiro, a Diretoria de Educação de Trânsito promoveu 34 atividades educativas para um público de 6.331 pessoas. Já a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, em parceria com a PMDF, realizou 110 blitzes em janeiro, voltadas principalmente para motociclistas e condutores que dirigem após o consumo de bebida alcoólica. Foi quase o dobro das 60 operações realizadas em janeiro de 2015.

Os resultados mostram que a intensificação das blitzes do Detran está deixando os condutores mais cautelosos. Enquanto em janeiro de 2015 as 60 operações de trânsito autuaram 1.110 condutores, neste ano foram 813 autuações em 110 blitzes. Em janeiro, também foram flagrados 170 condutores alcoolizados, 1.625 veículos foram apreendidos e 386 carteiras de habilitação foram suspensas ou cassadas.

Esses dados foram divulgados durante entrevista coletiva promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, junto com as corporações que compõem as Forças do Distrito Federal. A coletiva foi coordenada pela secretária Márcia de Alencar Araújo, e teve a participação, além de Jayme Amorim, do comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Hamilton Santos, do Subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Cel. Sergio José Bezerra, o secretário de Integração e Segurança Publica (SIOSP), Cel Márcio Pereira da Silva, e o diretor-geral adjunto da Polícia Civil, Anderson Espíndola.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)