Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/24 às 14h42 - Atualizado em 10/04/24 às 14h49

Curso Mobilidade e Trânsito tem aula inaugural na quinta (11)

COMPARTILHAR

Quase 500 professores das escolas públicas e conveniadas se inscreveram para a capacitação oferecida a distância, pelo Detran-DF, com duração de 120 h/a

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 10/4/2024) – Na quinta-feira (11), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará a aula inaugural do curso Mobilidade e Trânsito, direcionado a professores efetivos e temporários da rede pública de ensino do DF. A aula magna acontecerá no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal (Eape), a partir das 8h, para professores inscritos nas turmas do matutino, e às 13h30, para aqueles inscritos em turmas do vespertino.

 

Este será o primeiro encontro presencial da capacitação, que conta com 120h/a na modalidade a distância. O curso, certificado pela Eape, acontece no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Detran-DF com tutoria constante e inclui, ainda, outros dois encontros presenciais e três encontros síncronos virtuais.

 

“Durante a formação, são proporcionados momentos de reflexões e aprendizagens que integram os conhecimentos estabelecidos no currículo da escola e aqueles que surgem da sociedade, a fim de subsidiar a organização do trabalho pedagógico voltado para a construção de um trânsito mais harmônico e seguro para todos”, explica a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Paula Nunan.

 

Os professores da Educação Infantil receberão, no dia da aula inaugural, material pedagógico de apoio para utilizar em suas aulas: uma caixa de jogos.

 

13º Ciclo

Um total de 486 professores estão inscritos no 13º Ciclo de Formação de Professores do Programa Detran nas Escolas – Curso Mobilidade e Trânsito oferecido pelo Detran. Há turmas de professores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

A formação de professores é um dos eixos pedagógicos do Programa Detran nas Escolas, realizado pelo Detran-DF em conjunto com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e previsto no Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020.

 

O objetivo é desenvolver ações pedagógicas voltadas à Educação para o Trânsito, numa perspectiva de mobilidade segura e desenvolvimento de uma cultura de paz no trânsito. Para isso, busca-se a compreensão das particularidades implicadas no transitar com segurança, nos variados espaços públicos, observando suas diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)