Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/21 às 15h07 - Atualizado em 13/01/22 às 18h25

Detran cancela provas práticas por falta de candidato

COMPARTILHAR

Para sábado (23), foram disponibilizadas 1.320 vagas, mas 306 não foram preenchidas

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 25/1/2021) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal teve que cancelar três bancas de exames práticos de direção veicular que estavam agendadas para o último sábado (23) e para esta segunda-feira (25). Juntas, as três bancas somavam 250 vagas, mas não tiveram candidatos suficientes para serem realizadas.

 

Para o sábado, foram abertas 1.320 vagas para exames práticos distribuídas em cinco cidades: Gama, Taguatinga, Sobradinho, Planaltina e Plano Piloto. No entanto, apenas 1.014 foram preenchidas, ficando 306 vagas ociosas (23%). Com 40 vagas, a banca desta segunda-feira (25) seria realizada às 6h, no Plano Piloto, e era destinada às categorias C, D e E.

 

“Para atender a solicitação das autoescolas, praticamente duplicamos a oferta de vagas, abrindo um terceiro horário de bancas práticas aos sábados e criando bancas semanais em locais onde elas ocorriam quinzenalmente. E, mesmo ainda em pandemia, já voltamos a operar com seis candidatos por veículo”, destacou o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

 

O mesmo se repetiu com as bancas teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), onde 30% das vagas disponibilizadas não foram preenchidas. O Detran tinha disponibilizado 818 vagas de exames teóricos para o sábado (23), mas apenas 575 candidatos foram agendados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Não houve cancelamento de bancas para prova teórica porque as vagas ociosas eram em diferentes locais, mantendo o número mínimo de candidatos que justificasse a manutenção das turmas previstas.

 

Oferta
Somente em janeiro, foram disponibilizadas 11.586 vagas para provas teóricas e 7.771 vagas para exames práticos de direção veicular. O Detran tem se esforçado para ampliar a oferta de vagas a fim de atender à demanda das autoescolas. Além de criar a banca das 14h, aos sábados, as bancas para veículos pesados, por exemplo, que aconteciam de 15 em 15 dias, atualmente são oferecidas duas bancas por semana.

 

Antes da pandemia, a média semanal de vagas ofertadas era 1.830 vagas para provas teóricas e de 1.800 para exames práticos. Em janeiro, foram disponibilizadas, semanalmente, 3.830 vagas para os testes teóricos e 2.590 para as provas práticas de direção.

 

No entanto, a maioria das bancas programadas é realizada com um número menor de candidatos que o planejado. A falta de candidatos gera um transtorno de ordem operacional, já que toda a logística precisa ser desmobilizada às vésperas ou impedindo a otimização dos recursos empregados na realização das bancas, implicando em custo desnecessário ao Departamento.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)