Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/23 às 13h35 - Atualizado em 18/09/23 às 13h35

Detran-DF apoia evento de abertura da Semana Nacional de Trânsito

COMPARTILHAR

Diretor-Geral adjunto e a equipe da diretoria de educação de trânsito prestigiaram a cerimônia realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito

 

Por Ludimila Basílio

 

(Brasília – 18/9/2023) – Na manhã desta segunda-feira (18), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) marcou presença no evento de abertura da Semana Nacional do Trânsito (SNT), organizado pela Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, no auditório do Ministério de Infraestrutura.

 

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. Para o Diretor-Geral Adjunto do Detran-DF, Rafael Moreira Vitorino, que compareceu à abertura,  “A Semana Nacional de Trânsito serve para mobilizar não apenas os gestores de trânsito, mas os condutores, pedestres, ciclistas e a comunidade quanto à responsabilidade conjunta, em busca de um trânsito fluido e seguro”, disse.

 

Além da presença do diretor e de servidores do Detran-DF, a Diretoria de Educação de Trânsito montou um espaço para distribuição de brindes e orientação. Dentro dos kits havia folders educativos, garrafinhas personalizadas da SNT e chaveiros.

 

Comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana é organizada pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e tem como objetivo a redução de acidentes e a preservação de vidas no trânsito. Nesse intuito, durante a semana são realizadas ações de conscientização sobre educação, fiscalização e mobilidade.

 

Adrualdo de Lima Catão, Secretário Nacional de Trânsito, destacou, durante a abertura da SNT, a necessidade de conscientização de que o trânsito é um ambiente de risco. “A segurança viária precisa estar presente desde o momento em que se desenha a via até o momento em que ocorre sua fiscalização, passando [com foco] pela educação do trânsito. Esse é um momento fundamental para exaltar a importância de todos compartilharmos ideias e, a partir daí, colocarmos em prática ações concretas”.

 

Cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito

 

Na tarde desta segunda-feira, acontece, ainda, no auditório do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, a Cerimônia de Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2023, organizada pela Autarquia. Nesta semana, também se celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro).

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)