28/09/23 às 10h45 - Atualizado em 28/09/23 às 10h45

Detran/DF apoia Seminário de Inclusão de Pessoas com TEA

Escrito por Ludmila Basílio

O evento promoveu o debate de medidas concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo

(Brasília – 04/9/2023) – Na manhã desta quarta-feira (27), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participou do Seminário: Políticas Públicas de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, no Auditório Nereu Ramos, Anexo III da Câmara dos Deputados.

Durante o evento, organizado pela Subcomissão Especial para Discutir e Propor Medidas Destinadas a Políticas Públicas de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (SUBTEA/Câmara dos Deputados), o Detran/DF organizou um espaço para divulgação dos serviços da autarquia e para distribuição do livro “Autismo: Com um novo olhar é possível amar”, elaborado pela Diretoria de Educação de Trânsito.

Para a analista em atividades de trânsito, Aline Campos, servidora do Detran diagnosticada tardiamente com TEA, o trabalho envolvendo os esclarecimentos sobre o transtorno é embasado em um tripé: “A família de um lado dando o suporte, a escola e a sociedade. Sem este tripé não funciona porque um complementa o outro. Assim, o autista vai receber a voz e a vez que ele merece”, ressaltou.

O livro elaborado pelo Detran/DF, distribuído em eventos e escolas, visa fomentar a inclusão, com intuito de ensinar as crianças a promover o acolhimento correto. “As crianças multiplicarão este conhecimento em casa porque a falta de informação faz com que a família estimule a criança a agir de uma maneira inadequada com o autista. Por meio de um olhar acolhedor, as próprias crianças mudarão esta realidade”, destacou a servidora.

Durante o evento, a deputada Alessandra Haber, presidente da SUBTEA, reforçou a importância de justamente trabalhar a temática de modo a refletir na sociedade como um todo. “Com políticas públicas verdadeiramente inclusivas, é possível a gente transformar não só a vida do autista, mas de toda a família”.

Hoje o Detran-DF concede a credencial de estacionamento exclusivo para pessoa com autismo, uma política do Distrito Federal, tendo sido o primeiro Estado a implementar o serviço. A credencial é gratuita, tem validade de dez anos e o procedimento é feito online. “Muitas pessoas estão descobrindo o autismo já sendo condutores, e elas também tem o direito ao estacionamento especial. A Gerência de Saúde realiza a avaliação documental que substitui a perícia presencial porque a gente identificou que uma das dificuldades do autista é a interação social, então ter de ir ao Detran o limitava e gerava um desconforto”, disse Ricardo Sutarelli, Gerente de Saúde do Detran/DF.

Assim, para obter a credencial especial não é mais necessário levar o autista até o Detran, basta acessar o site, imprimir o formulário e solicitar o preenchimento pelo médico do paciente diagnosticado com TEA. O preenchimento é auto-explicativo: www.detran.df.gov.br -> Serviços -> Informações -> Requerimentos -> Medicina.

Acesse o link aqui: https://www.detran.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/Anexos-II-III-e-IV-Credencial-de-Autista-1.pdf