Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/24 às 19h05 - Atualizado em 11/03/24 às 19h05

Detran-DF autua 63 por dirigir sob influência de álcool no fim de semana

COMPARTILHAR

Agentes fizeram 395 abordagens e realizaram o teste de alcoolemia em 380 condutores, de sexta-feira (8) à madrugada de segunda (11)

 

Zélia Ferreira

(Brasília – 11/3/2024) – As equipes de policiamento e fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal abordaram 395 condutores e autuaram 63 deles por dirigir sob influência de álcool, durante as operações de policiamento e fiscalização realizadas entre a noite de sexta-feira (8) e a madrugada de segunda-feira (11).

 

Dos 380 testes de alcoolemia realizados pelos agentes, um acusou teor alcoólico que configura crime de trânsito, conforme previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o condutor foi levado à delegacia para registro de ocorrência criminal.

 

“Coibir a embriaguez ao volante ainda é o nosso grande desafio, mas felizmente temos observado que muitos condutores estão mais conscientes e fazendo o uso de transporte alternativo quando vão para a balada. É importante sempre lembrar que não é apenas a própria segurança que está em risco, mas a de outros usuários que, na maioria dos casos, nada têm a ver com a decisão errada daquele que insiste em beber e dirigir”, destaca o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias.

 

Os agentes ainda flagraram 10 pessoas dirigindo sem habilitação e nove com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias. Também foram autuados 11 motociclistas que pilotavam moto com escapamento alterado e outros 130 condutores por infrações diversas.

 

Os flagrantes ocorreram em Águas Claras, Santa Maria, Taguatinga e Plano Piloto e 27 veículos foram removidos ao depósito da autarquia por infrações de trânsito.

 

Prisão em flagrante

 

Na madrugada de domingo, enquanto uma equipe preservava o local de uma ocorrência de sinistro de trânsito, na Ceilândia, um condutor colidiu com o meio-fio bem ao lado do local que estava sendo preservado pelos agentes de trânsito. Chovia bastante no momento da colisão. Os agentes do Detran-DF o abordaram e observaram muitas latas de cerveja no interior do veículo.

 

O condutor fez o teste do etilômetro, que constatou 0,65mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. O cidadão foi autuado por dirigir sob efeito de álcool e conduzido à delegacia, pois o CTB define como crime sempre que a testagem do condutor acusar índice alcoólico superior a 0,33mg/l.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)