Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/19 às 14h04 - Atualizado em 29/08/19 às 14h04

Detran-DF fará blitzes com drogômetro

COMPARTILHAR

Equipamento será testado durante operações da Lei Seca

 

Jaqueline Costa

 

(Brasília, 29/08/2019) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará testes com um aparelho drogômetro capaz de identificar a presença de substâncias psicoativas no organismo de condutores. O equipamento, por meio da análise do suor, consegue identificar 15 tipos de drogas, dentre elas o crack, a cocaína e o ecstasy. O teste é realizado a partir do recolhimento da digital do motorista.

A Diretoria de Fiscalização do Detran-DF utilizará o drogômetro em duas operações voltadas a coibir a direção de veículo após o consumo de bebida alcoólica e outros substâncias psicoativas. No caso das substâncias ilícitas, o objetivo do Detran-DF é identificar motoristas que fizeram o consumo de drogas em caráter educativo.

Diferente do etilômentro, o drogômetro não pode ser utilizado para a autuação do condutor, pois ainda não é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Durante as operações, os agentes de trânsito utilizarão três equipamentos que foram emprestados pelo fabricante.

Álcool e drogas

Um levantamento do Detran-DF aponta que das 280 pessoas que morreram no trânsito do DF, em 2018, 133 haviam consumido álcool ou droga (48%).  O levantamento analisa apenas os exames realizados em vítimas fatais e não define a responsabilidade pelo acidente, mas indica que o uso de substâncias psicoativas é fator de risco para a ocorrência de acidentes fatais.

Segundo o estudo realizado pela Gerência de Estatísticas do Detran-DF, com base nos dados do Instituto Médico Legal (IML), 49 vítimas fatais haviam consumido somente álcool, 49 utilizaram drogas e 35 apresentaram resultado simultâneo para álcool e drogas. Em 2017, foram registradas 254 vítimas fatais, dentre elas, 113 (44%) apresentaram resultado toxicológico positivo, sendo que 75 indicaram consumo de álcool e 68 de drogas.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)