Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/23 às 15h18 - Atualizado em 12/06/23 às 15h19

Detran-DF intensifica ações de fiscalização durante feriado prolongado

COMPARTILHAR
Durante as operações, os agentes de trânsito autuaram 53 condutores embriagados

(Brasília, 12/6/2023) – Devido ao feriado prolongado de Corpus Christi, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran-DF, realizou, entre a quinta-feira (8) e a madrugada desta segunda-feira (12), grandes operações de fiscalização de trânsito nas regiões do Gama, Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Sobradinho II, Lago Norte e Taguatinga.
Durante as ações, foram abordados 318 condutores. Desses,  53 foram flagrados dirigindo após ingestão de bebida alcoólica, 15 condutores inabilitados, 16 escapamentos de motocicletas alterados. Além disso, 01 condutor foi preso em flagrante por embriaguez ao volante e 35 veículos foram recolhidos aos depósitos da Autarquia.
Para o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Ag. Clever de Farias Silva, “a presença do Detran nas vias visa proteger a população de condutores imprudente que colocam eles próprios e outros usuários em risco ao insistirem em beber e dirigir. Estamos em período de grandes festas em Brasília e, por isso, a intensificação será constante até final de julho”.
Infração

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração gravíssima passível de multa de R $2.934,70, suspensão da CNH por 12 meses e retenção do veículo até que se apresente condutor habilitado em condições de dirigir. As penalidades são as mesmas para que se recusa a fazer o teste do etilômetro.

Caso a concentração registrada no teste de alcoolemia seja considerada crime ou, mesmo com a recusa na realização do teste, haja sinais notórios de embriaguez, a legislação prevê detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)