Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/23 às 10h55 - Atualizado em 29/11/23 às 10h56

Detran-DF lança operação Boas Festas nesta quinta-feira (30) 

COMPARTILHAR

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 29/11/2023) – Com a chegada das confraternizações de fim de ano e os festejos de Natal e Réveillon, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal planeja ações preventivas e repressivas para garantir Boas Festas à população do DF sem comprometer a segurança do trânsito. Para isso, lança, a partir desta quinta-feira (30), a operação Boas Festas, que se estenderá até o dia 7 de janeiro.

 

Estão programadas 1.330 ações de fiscalização espalhadas pelas vias urbanas de todas as regiões administrativas do DF, distribuídas da seguinte forma: 90 ações do tipo blitz, 380 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 860 pontos de demonstração. Os agentes trabalharão de forma preventiva – com Pontos de Demonstração (PDs) e patrulhamentos, além de realizar pontos de bloqueios e grandes blitzes diurnas e noturnas.

 

Foco na Lei Seca 

Como dirigir sob efeito de álcool é um dos principais fatores de risco dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, e levando em conta que há um considerável aumento do consumo de bebidas alcoólicas no período festivo de fim de ano, o principal foco da operação Boas Festas será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de observar também outras irregularidades que trazem graves riscos de acidentes.

 

“Infelizmente, apesar das inúmeras ações educativas que abordam o risco de dirigir alcoolizado, alguns condutores apostam na impunidade e acabam assumindo a direção de seus veículos depois de ingerir bebida alcoólica, comprometendo a própria segurança e a de outros usuários das vias. Por isso, vamos trabalhar de forma incessante para retirar esses condutores de circulação e evitar que eles provoquem acidentes de trânsito”, enfatiza o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias.

 

Locais mapeados 

A operação Boas Festas consiste no aumento da presença das equipes de policiamento e fiscalização de trânsito e da quantidade de viaturas dispostas em pontos de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros. Os dias, locais e horários das ações são estrategicamente mapeados para os flagrantes de alcoolemia, no intuito de impedir que momentos de celebração e confraternização deem espaço a tragédias no trânsito.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)