Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/23 às 14h39 - Atualizado em 18/05/23 às 14h39

Detran-DF lança protocolo eletrônico

COMPARTILHAR

 

O Protocolo-e está disponível no Portal de Serviços e no App Detran Digital para recursos de multas, informações veiculares a advogados e pedidos de devolução de valores pagos indevidamente

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 17/5/2023) – Proprietários de veículos e condutores agora contam com o serviço de protocolo digital do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. No mês de maio, a autarquia disponibilizou a ferramenta Protocolo-e no Portal de Serviços e no aplicativo Detran Digital para dar mais comodidade ao cidadão que precisa entrar com Defesa Prévia, impetrar recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e requerer devoluções de valores pagos indevidamente, dentre outros serviços. Advogados também poderão solicitar informações sobre veículos para instrução de processos judiciais.

 

“Com a implantação do Protocolo Eletrônico, os usuários não precisam mais se deslocar de sua residência ou local de trabalho só para dar entrada em seus requerimentos junto à autarquia. Agora, de forma totalmente digital, é possível realizar esses serviços pela internet ou no próprio celular, de forma prática e segura”, destaca o diretor-geral, Marcelo Portela.

 

A utilização da nova ferramenta é bem simples: todos os formulários disponíveis possuem um passo a passo de como proceder em cada serviço a ser solicitado. “O objetivo é tornar o processo mais simples e eficaz, sem erros no preenchimento dos formulários eletrônicos, evitando o desperdício de tempo do cidadão e retrabalho dos nossos servidores”, explica a gerente de documentação, Cátia Guedes.

 

Pelo ícone Protocolo-e, o cidadão vai acompanhando o desenvolvimento da sua demanda. Ao receber o requerimento, os servidores do Detran checam toda a documentação e, se houver pendência, notifica ao usuário, pela plataforma, para que esta seja sanada. Quando a documentação estiver completa, será gerado um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o cidadão recebe o número deste processo e o link para acesso externo ao sistema, por onde ele passará a acompanhar o desenrolar do serviço solicitado e receberá a resposta final do seu requerimento.

 

Protocolo-e não é Central de Atendimento

Vale destacar que o Protocolo-e não se trata de serviço similar a Correio Eletrônico e, portanto, não serão aceitas solicitações de informações ou qualquer pedido relacionado a serviço de atendimento ao cidadão. Para tal finalidade, o Detran-DF dispõe de uma central de atendimento, pelo telefone 154, e da Carta de Serviços disponível no sítio da autarquia (https://www.detran.df.gov.br/sisman-carta-servicos/)

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)