Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/23 às 17h55 - Atualizado em 14/02/23 às 18h01

Detran-DF promove campanha Volta às Aulas

COMPARTILHAR

Ações de educação, engenharia e fiscalização garantem segurança no trânsito  

 

(Brasília, 14/2/2023) – Com o início do ano letivo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem promovido diversas ações nas imediações de escolas públicas e particulares com o objetivo de garantir a segurança no trânsito. Além de levar ações educativas de conscientização a pais e estudantes, o Detran-DF tem realizado o reforço da sinalização de faixas de pedestres e fiscalizado profissionais de transporte escolar. 

 

Educação

 

Desde o início das ações educativas com foco no retorno das aulas, em 23 de janeiro, as equipes do Detran-DF já estiveram em escolas de Ceilândia, Gama, Planaltina, Plano Piloto, Santa Maria, Taguatinga e Vicente Pires. De acordo com a Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), as 18 ações realizadas atingiram 12.018 pessoas. O Detran-DF dará continuidades as atividades, que incluem intervenções artísticas com bonecos e mímicos, além da entrega de materiais educativos.

 

Faixas de pedestres

 

A Diretoria de Engenharia do Detran-DF (Diren) tem intensificado as ações de revitalização de faixas de pedestres, em especial nas áreas escolares. Desde o início do ano, 106 travessias próximas às escolas foram revitalizadas. Com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes durante a travessia, além do reforço na pintura das faixas de pedestres, as equipes de Engenharia promovem a melhoria de toda a sinalização no local, como a colocação ou troca de placas. As equipes do Detran-DF já estiveram em Ceilândia, Taguatinga, Gama, Plano Piloto, Sobradinho e São Sebastião. A previsão é revitalizar todas as 800 faixas de pedestres próximas às escolas.

 

Fiscalização

 

Neste período de retorno às aulas escolares, o Detran-DF orienta que condutores e pedestres estejam atentos às normas de circulação, em especial, quanto ao uso correto dos equipamentos obrigatórios para o transporte de crianças e à travessia na faixa de pedestres. Além disso, o Departamento de Trânsito reforça a necessidade de evitar o uso de transporte escolar irregular.

 

No mês de fevereiro, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF (Dirpol) intensificará as ações voltadas para a segurança em áreas escolares. Por dia, serão 12 pontos de operações em faixas de pedestres, além de quatro ações de fiscalização de veículos de transporte escolar.

 

Para realizar a contratação de transporte escolar o porta-voz do Detran-DF, Glauber Peixoto, destaca a importância de verificar se o profissional está autorizado. “No momento de realizar a contratação do serviço escolar, os pais e responsáveis devem estar atentos se o condutor e o veículo estão autorizados pelo Detran. São dois os documentos obrigatórios para quem realiza esse tipo de serviço: o registro anual do condutor e o outro é a autorização de tráfego que é emitida semestralmente, após a inspeção do veículo. A pessoa pode verificar a autorização por meio do site do Detran”, ressalta Peixoto.

 

Confira a lista de autorizatários e veículos participantes do serviço de transporte escolar. 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)