Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/22 às 11h16 - Atualizado em 11/11/22 às 11h18

Detran-DF realiza operação contra rachas

COMPARTILHAR

Agentes de trânsito flagraram motoristas disputando corrida e realizando manobras perigosas no SIA 

 

Jaqueline Costa 

 

(Brasília, 11/11/2022) – Na madrugada desta sexta-feira (11/11), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou mais uma operação para coibir disputas de corrida em vias públicas, conhecidas como racha. Durante a ação, realizada no Setor de Industria e Abastecimento (SIA), dois motoristas foram flagrados praticando racha e seis realizando manobras perigosas.

 

Segundo a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, os agentes têm monitorado regiões onde ocorrem encontros para a prática das infrações. Nessa semana foram flagrados 12 motoristas realizando manobras perigosas. O objetivo das ações é retirar de circulação os condutores que trazem grave risco a segurança viária.

 

Direção perigosa

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto disputar corrida quanto realizar manobras perigosas sem autorização da autoridade de trânsito caracteriza infração gravíssima. A penalidade é multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e o recolhimento do veículo. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa é em dobro. Além disso, se a prática gerar situação de risco à incolumidade pública ou privada pode configurar crime de trânsito, cuja pena é detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)