11/11/22 às 11h16 - Atualizado em 11/11/22 às 11h18

Detran-DF realiza operação contra rachas

Agentes de trânsito flagraram motoristas disputando corrida e realizando manobras perigosas no SIA

Jaqueline Costa

(Brasília, 11/11/2022) – Na madrugada desta sexta-feira (11/11), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou mais uma operação para coibir disputas de corrida em vias públicas, conhecidas como racha. Durante a ação, realizada no Setor de Industria e Abastecimento (SIA), dois motoristas foram flagrados praticando racha e seis realizando manobras perigosas.

Segundo a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, os agentes têm monitorado regiões onde ocorrem encontros para a prática das infrações. Nessa semana foram flagrados 12 motoristas realizando manobras perigosas. O objetivo das ações é retirar de circulação os condutores que trazem grave risco a segurança viária.

Direção perigosa

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto disputar corrida quanto realizar manobras perigosas sem autorização da autoridade de trânsito caracteriza infração gravíssima. A penalidade é multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e o recolhimento do veículo. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa é em dobro. Além disso, se a prática gerar situação de risco à incolumidade pública ou privada pode configurar crime de trânsito, cuja pena é detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir.