Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/18 às 17h40 - Atualizado em 1/11/18 às 11h35

Detran-DF tem cronograma intenso para o Maio Amarelo

COMPARTILHAR

As ações do Órgão foram iniciadas no dia 1º de maio

(Brasília, 02/05/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou, no primeiro dia de maio, as atividades previstas no cronograma do Órgão para o Maio Amarelo. Neste ano, o tema escolhido pelo Movimento é “Nós Somos o Trânsito”, e tem como objetivo mobilizar todo o País a fim de reduzir o número de mortes nas vias. 

Dia do Trabalho

Na terça-feira (1º), o Núcleo de Campanhas Educativas do Detran promoveu atividades interativas voltadas para crianças e adultos, no Parque Três Meninas, localizado na Quadra 611 de Samambaia, e no Parque da Cidade. As ações do Dia do Trabalho somaram um público de 3.000 pessoas atendidas e abriram o cronograma do Órgão para o Maio Amarelo.

Cine Detran

Na manhã de quarta-feira (2), a Gerência de Ações Educativas de Trânsito levou cerca de 450 estudantes para o Cine Brasília: alunos do CEM 9 e CEM 12, de Ceilândia, e do CED Incra 8, de Brazlândia. O Cine Detran acontecerá todas as quartas-feiras de maio, no período da manhã.

Blitz Educativa

Ainda na quarta-feira (2), o Núcleo de Campanhas Educativas abordou cerca de 600 condutores durante uma blitz educativa realizada na via entre a Torre de TV e a Funarte, no Eixo Monumental. Os temas abordados foram o uso de celular, o consumo de bebida alcoólica e os riscos que ambos podem oferecer ao trânsito.  

Seminário “O uso de drones em ações de fiscalização no DF”

A Unidade de Operações Aéreas do Detran (UOPA) também abriu o Maio Amarelo com um seminário para debater o uso de drones na fiscalização de trânsito. O evento aconteceu durante todo o dia 2 de maio, no auditório do Detran Sede e trouxe 120 participantes de órgãos públicos, de empresas e da sociedade civil.  

Ciclistas

No dia 3 de maio, a campanha “Ultrapasse, não passe”, circulou pelas vias de Sobradinho, Taguatinga, São Sebastião, Planaltina e Sudoeste. As equipes do Detran pedalam com o respeitômetro acoplado nas bicicletas para mostrar aos condutores a distância que eles devem manter dos ciclistas nas vias e que devem ultrapassá-los de forma segura. As ações estão sendo realizadas em locais onde acontecem as aulas práticas para alunos de autoescolas.

Capacitação de professores

A Diretoria de Educação promoveu, na quarta-feira (3), encontros presenciais para cerca de 500 professores da Rede Pública de Ensino do DF, nas cidades de Taguatinga, Gama, |Ceilândia e na própria Direduc. Os profissionais estão sendo capacitados pelo Detran para atuarem com a temática trânsito dentro das salas de aulas. Na ocasião, também foram apresentados e entregues os kits de jogos interativos que serão usados nas atividades escolares.

Blitz de fiscalização

Do dia 1º a 3 de maio, a Diretoria de Fiscalização de Trânsito autuou 79 condutores por dirigirem sob efeito de álcool nas vias urbanas do DF. No dia 1º de maio foi divulgado o balanço anual da Operação Pontos para a Vida, lançada em abril de 2017 e que tem o objetivo de identificar condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso ou cassado, mas continuam cometendo infrações. Em um ano do PPV, foram autuados 471 motoristas, sendo que 442 estavam suspensos e 29 com o direito de dirigir cassado. Esses condutores somam juntos 9.579 pontos relativos a infrações de trânsito.

Atividades desta sexta-feira (04/05)

Para esta sexta-feira (4), estão previstas atividades de educação de trânsito nas comemorações do 49º aniversário do Guará, com a participação de personagens amigos do trânsito, realização de atividades lúdicas e entrega de material educativo.

À tarde haverá ações no comércio da EQNN 17/19, em Ceilândia, e blitz educativa na faixa de pedestre da quadra. As equipes conversarão com a comunidade a partir das 13h e, a partir das 15h, será realizada a bltiz.

A campanha “Ultrapasse, não passe” volta a Sobradinho, Taguatinga, São Sebastião, Planaltina e Sudoeste durante todo o dia.  

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)