Na última semana, cerca de 138 mil CRLVs foram enviados aos proprietários
(Brasília, 31/07/2018) – De 23 a 27 de junho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) emitiu 138 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) de 2018. Até o momento 602.623 veículos foram licenciados no DF, o correspondente a 34,5% da frota de veículos (1.748.674). A prioridade de envio dos documentos é para os veículos com placa final 1 e 2, cuja exigência de uso do CRLV começa a partir de 1° de setembro.
O proprietário que ainda não recebeu o documento pode verificar se existem débitos pendentes, por meio do site do Detran (www.detran.df.gov.br) ou pelo telefone 154. Também é importante verificar se o endereço residencial está atualizado. De cada dez documentos expedidos pelo Órgão, quatro são devolvidos porque as pessoas se esquecem de atualizar o endereço quando mudam de domicílio. Somente nas unidades do Shopping Popular e de Taguatinga mais de 500 documentos voltaram por problemas com o endereço do proprietário.
Para obter o licenciamento de 2018, o proprietário deverá pagar o IPVA (imposto cobrado pela Secretaria de Fazenda), o DPVAT (seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder), a taxa de Licenciamento (do Detran) e as multas pendentes. Para quitar os débitos, o usuário não precisa ir ao Detran. A emissão dos boletos e o pagamento ou parcelamento dos débitos com cartão, podem ser realizados diretamente no site do Órgão.
É importante lembrar que o boleto do DPVAT não é enviado à residência do proprietário, sendo necessária a impressão por meio do site da Seguradora Líder (https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/).
Fiscalização
Neste ano, a fiscalização seguirá o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência ocorrerá a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.
Algarismo final da placa | Prazo final para renovação |
1 e 2 | 1º de setembro |
3, 4 e 5 | 1º de outubro |
6, 7 e 8 | 1º de novembro |
9 e 0 | 1º de dezembro |
Autorização para Circular
O proprietário que quitar todos os débitos e não receber o CRLV até o início da fiscalização pode emitir o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo. Essa emissão é realizada por meio do site do Detran (www.detran.df.gov.br) e o proprietário não precisa ir aos postos de atendimento. O documento provisório tem validade de 60 dias e cada proprietário poderá retirar a autorização uma única vez.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)