Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/23 às 17h39 - Atualizado em 27/04/23 às 17h42

Detran faz operação Sossego no Paranoá, Ceilândia e Santa Maria

COMPARTILHAR

 

Agentes flagraram 11 motocicletas com escapamento alterado e nove motociclistas sem habilitação

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 27/4/2023) – Em três blitzes da Operação Sossego, as equipes de policiamento e fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal abordaram 110 motociclistas nas cidades do Paranoá, Ceilândia e Santa Maria. Cada operação durou cerca de duas horas, tempo suficiente para os agentes flagrarem nove motociclistas sem habilitação, 11 que conduziam motocicletas com escapamento alterado, além de quatro condutores alcoolizados.

 

“Esta operação é muito importante para trazer sossego à população, que sofre com os altos ruídos provocados por motocicletas que circulam com o escapamento alterado, além de combater a poluição ambiental. Nos casos em que o motociclista retira o silenciador do escapamento, o sistema de filtragem do ar também é prejudicado, liberando os gases poluentes diretamente para a atmosfera”, destaca o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias Silva.

 

As operações ocorreram na segunda-feira (24), das 21h às 23h, no Paranoá; na madrugada de terça-feira (25), das 0h às 2h, na Ceilândia; e na quarta-feira (26), das 19h30 às 21h, em Santa Maria. Ao todo, nove motocicletas foram removidas ao depósito da autarquia. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar.

 

Infração

Conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é infração grave, prevista no inciso XI do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, penalizada com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o agente de trânsito faz o recolhimento virtual do CRLV-e e dá um prazo para que o problema seja sanado. Vencido o prazo, se o veículo não for apresentado ao Detran com a situação regularizada, é lançada uma restrição no sistema e a motocicleta fica sujeita a ser removida ao depósito.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)