16/09/16 às 21h30 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Detran inicia as atividades da Semana Nacional de Trânsito 2016

O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com órgãos públicos e instituições não governamentais

(Brasília, 16/09/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou a Semana Nacional de Trânsito 2016, nesta sexta-feira (16),  em solenidade no auditório da Sede do Departamento, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, de secretários de governo e comandantes das Forças de Segurança Pública do Distrito Federal.

O evento foi aberto pelo diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, que agradeceu a presença de todos e a participação dos parceiros nas atividades da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema: Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro.

Além de externar sua satisfação em promover mais uma edição desse evento, Amorim lembrou a importância da Semana Nacional de Trânsito para conscientizar o cidadão sobre um trânsito seguro e chamar a atenção do usuário da via pública para que tenha sempre uma atitude defensiva no trânsito.

“A nossa preocupação com as vítimas do trânsito é constante. Por isso, estamos executando diversos projetos, junto com a mobilidade, com o objetivo de reduzir os acidentes no Distrito Federal. Mas isso somente é possível com o esforço e a participação de todos”, disse o anfitrião.

Já o governador Rollemberg pediu um trânsito pacífico, de forma que seja consolidada a paz no trânsito, campanha que transformou Brasília no símbolo de respeito ao pedestre. “Nosso desafio é trabalhar para fazer com que o trânsito de Brasília seja sempre uma referência nacional”.

Na avaliação do secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, o trânsito depende da atitude de cada cidadão para que seja mais seguro. Concordou o diretor-geral do DFTans, Leo Carlos Cruz, para quem o principal agente da pista não é o veículo. “É a atitude do agente humano”.

A secretária de Segurança Pública e Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, usou a tribuna para incentivar um grupo de crianças que deu uma lição de civilidade, com a apresentação de um coral cantando regras básicas de respeito no trânsito. Por último, ela elogiou o trabalho do Detran e agradeceu os agentes do órgão pelo trabalho, o zelo e a delicadeza no desempenho de suas funções.

Parceiros do Detran na SNT

As atividades da Semana Nacional de Trânsito 2016 começam neste sábado (17) e serão encerradas no próximo domingo (25). Para desenvolver esse trabalho, a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran conta com a parceria de órgãos públicos e de instituições não governamentais como: PMDF, DER, CBMDF, SEMOB, DFTrans, SES/DF, SSPaz, SEDF, UnB, Sindseg, Escoteiros do DF, Grupos de ciclistas do DF, Motociclistas do DF e Empresa Olhar Prime Oftalmologia.

IMG 4529 IMG 0175

IMG 4555 IMG 4596