Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/01/23 às 18h43 - Atualizado em 27/01/23 às 18h43

Detran intensifica ações da Campanha Volta às Aulas

COMPARTILHAR
O objetivo é orientar a comunidade escolar sobre segurança no trânsito

(Brasília, 27/1/2023) – Com o início do ano letivo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio das Diretorias de Educação, Engenharia e Policiamento de Trânsito, intensifica as ações da Campanha Volta às Aulas a fim de conscientizar alunos, familiares, responsáveis e usuários das vias sobre o aumento da circulação de pedestres e veículos nas proximidades das escolas e a segurança no trânsito.
Educação
Desde a última terça-feira (24), a Diretoria de Educação vem promovendo uma série de ações educativas de Volta às Aulas, alertando pais e responsáveis sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e observá-las com mais atenção, principalmente na hora de embarcar e desembarcar os estudantes.
O objetivo das ações tem sido orientar os condutores quanto às atitudes corretas que devem ser adotadas no perímetro escolar como, por exemplo: reduzir a velocidade, evitar parar em fila dupla, manter distância maior do carro da frente, estacionar corretamente, respeitar a faixa de pedestre, além de reforçar sobre o uso do cinto de segurança e que crianças menores de 10 anos não podem ser transportadas em motocicletas e nem no banco dianteiro do carro.
O cronograma das ações educativas do Detran-DF é atualizado semanalmente e pode ser consultado nas mídias sociais da autarquia.
Fiscalização
A partir de segunda-feira (30), a Diretoria de Policiamento de Trânsito atuará em apoio às ações de educação, para garantir a fluidez do trânsito e a segurança viária.
Os agentes de trânsito intensificarão as ações nas faixas de pedestres, redobrarão a atenção à organização do tráfego perto das escolas e estarão de prontidão para intervir em casos de retenções. Para evitar interrupção no fluxo dos veículos e atropelamentos de pedestres, a recomendação é que os condutores estacionem seus veículos regularmente nas vagas e não parem em fila dupla.
Engenharia

A Diretoria de Engenharia está trabalhando diuturnamente com equipes exclusivamente dedicadas à revitalização das faixas de pedestres localizadas nas proximidades de escolas.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)