Cerca de 3 mil pessoas foram alcançadas pela ação educativa de trânsito
(Brasília, 2/5/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal, em parceria com o DER, PRF, BPTran e CBMDF, lançou na manhã deste domingo (1) o movimento Maio Amarelo 2106, dando início ao ciclo de atividades educativas voltadas ao tema da campanha deste ano: “#eusou+1 por um trânsito mais humano”.
O evento aconteceu no estacionamento 13 do Parque da Cidade e contou com a presença da banda do Corpo de Bombeiro Militar do DF, que tocou o Hino Nacional para abrir oficialmente as atividades.
Cerca de 3 mil freqüentadores do Parque, que passaram pelo local, visitaram os estandes do Detran e ganharam um kit Maio Amarelo, com bloco de anotações e adesivo para carro. Também puderam aproveitar para tirar fotos das viaturas e dentro do helicóptero “Sentinela”. Também foram distribuídos informativos sobre a campanha e sobre a mudança no percurso da ciclovia do Parque da Cidade.
Para aqueles mais apressados, a equipe dos “Yellow man” (artistas vestidos e pintados de amarelo), fizeram uma abordagem mais dinâmica, acompanhando a pessoa em seus exercícios físicos até que pudessem chamar sua atenção para o tema da campanha.
Para as crianças, além das atividades lúdicas com os bonecos “Amigos do Trânsito” e os “Yellow man”, elas também puderam aprender com o Girotran (jogo de perguntas e respostas) e com o Jogotran (circuito de trânsito numa minicidade). Todas as atividades foram acompanhadas por uma monitora da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran.
Ciclistas no Maio
No DF, o enfoque do Maio Amarelo será dado aos ciclistas, tendo em vista o aumento expressivo de adeptos às bikes, principalmente como meio de transporte na cidade. Mas o respeito à vida e um trânsito seguro para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres depende de todos.
A Diretora de Educação do Trânsito do Detran, Gláucia Simões, fez um balanço sobre o lançamento do movimento: “O lançamento do Maio Amarelo foi um sucesso. As pessoas estão tirando selfies, tirando fotos, estão compartilhando com mensagens positivas de trânsito, como “eu uso o cinto de segurança”, “eu compartilho as vias com os ciclistas” e o propósito é esse. É chamar a atenção. É o amarelo… Chamar a atenção para a vida, para o respeito dentro das vias”.
O professor Júnior de Paula levou a família para um passeio no Parque da Cidade, neste domingo, e parou no estante do Detran quando viu a campanha: “É importante para que se tenha a conscientização de como as pessoas podem estar tratando o trânsito, principalmente o comportamento do cidadão em relação ao carro, a bicicleta e o próprio pedestre”.
Para o professor, o mais importante é que as pessoas passem a compreender umas às outras e a respeitar o conjunto de movimentos que tem dentro da cidade. A bicicleta é importante, o carro é importante e o pedestre é importante. Desde que cada um consiga ocupar o seu espaço e viver harmoniosamente dentro da cidade, dentro do processo da rua.
“Com o aumento das bicicletas e a retomada das pessoas na rua, é importante que se tenha uma nova conscientização, principalmente daquilo que são os direitos, e mais importante, daquilo que são os deveres de cada um dentro do seu espaço na via.
Para o ciclista Eden Pisani, o Maio Amarelo é uma iniciativa excelente. “A conscientização é importante, sobretudo para os motoristas e ciclistas, uma vez que está havendo exagero das duas partes. Eu sou motorista e ciclista e acho a campanha necessária para conscientizar os dois lados, de forma que as pessoas possam usar a bicicleta como prática de esporte e também como transporte sustentável, que não agride a natureza e que possa incentivar as crianças”. Eden Pisani Júnior é administrador, tem 43 anos, mora em Águas Claras e estava pedalando no Parque com a filha, quando parou para prestigiar o lançamento do Maio Amarelo.
Toda a sociedade é convidada a participar
A partir deste 1º de maio, o Brasil e o mundo estarão mobilizados para mais uma edição do Maio Amarelo – um movimento internacional em prol da segurança viária, que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)