Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/17 às 21h19 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran lança primeiro curso a distância

COMPARTILHAR

2,7 mil professores da rede pública farão o curso Formação em Mobilidade e Trânsito

(Brasília – 14/9/2017) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal inova na área de Educação, lançando cursos na modalidade a distância (EaD). O primeiro oferecido em Ambiente Virtual de Aprendizagem vai capacitar 2.700 professores, coordenadores e diretores de escolas públicas do DF para atuar ativamente no programa Detran nas Escolas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até segunda-feira (18), no endereço eletrônico http://www.eape.se.df.gov.br/.

O curso Formação em Mobilidade e Trânsito será semipresencial, com carga horária de 120 h/a, das quais 104 são a distância e 16 presenciais – divididas em quatro encontros. A capacitação é realizada em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento de Profissionais de Educação (Eape) e terá tutoria de professores da Escola Pública de Trânsito, que estão em capacitação para esse fim.

A partir de 21 de setembro começa a ambientação do curso, pelo portal http://ead.detran.df.gov.br/, e a aula inaugural será no dia 26 de setembro, no auditório da Eape, com a presença do especialista Eduardo Biavati.

Público-alvo

Serão oferecidas 2.000 vagas para professores da educação infantil da rede pública de ensino ou entidades conveniadas e 700 vagas para professores do ensino fundamental da rede pública, sendo 500 para os docentes dos anos iniciais (1° ao 5º ano) e 200 para quem ministra aulas de Geografia no 7º ano.

As vagas serão destinadas, preferencialmente, às escolas das cidades que apresentam o maior índice de acidentes de trânsito: Ceilândia, Plano Piloto, Cruzeiro e Taguatinga. Nas próximas etapas de capacitação, serão atendidas as demais regionais de ensino e as escolas da rede particular.

Educação a distância

O Ambiente Virtual de Aprendizagem está hospedado nos servidores do Detran-DF, que também faz a administração do banco de dados e as rotinas de manutenção, com capacidade para atender mais de 20 mil usuários.  A modalidade EaD permite que um maior número de alunos possam realizar os cursos em diversos locais, otimizando tempo e reduzindo custos tanto para a população como para a autarquia.

“Essa iniciativa é muito interessante, porque vai permitir ao Detran levar educação de trânsito de forma efetiva a um número muito maior de usuários e sem riscos de reduzir a qualidade do ensino”, destaca o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca.

O Detran  já planeja a oferta de cursos livres de curta duração voltados à conscientização dos diversos públicos – pedestres, ciclistas, motoristas – sobre comportamentos seguros no trânsito, além de cursos de qualificação para os profissionais do trânsito, com destaque para os instrutores e examinadores de trânsito. 


Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)