Serviço funcionará no Detran Sede e no Setor de Cargas e será exclusivo para atendimento em veículos de pequeno porte
Zélia Ferreira
(Brasília – 30/5/2020) – A partir de segunda-feira (1º), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai montar dois pontos de atendimento do protocolo em sistema drive thru, nos postos do Detran Sede e do Setor de Cargas, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A medida busca restabelecer a normalidade da prestação de serviços à população com responsabilidade, evitando aglomeração de pessoas e filas que expõem os usuários e servidores a riscos de contaminação pelo novo Coronavírus.
Para evitar expectativas frustradas de atendimento, o Detran sugere aos usuários que busquem informações no site (www.detran.df.gov.br) ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão, que atende pelo telefone 154, antes de ir aos postos de drive thru. A intenção é que o serviço seja prestado de forma célere, apenas para recebimento de documentação. Por isso, o usuário já deve levar todos os requerimentos preenchidos, assinados e acompanhados das cópias de toda a documentação necessária para o serviço pretendido. Os formulários estão disponíveis no site do Departamento e podem ser acessados por meio do link http://www.detran.df.gov.br/servicos-servicos-formularios-html/.
O cidadão também pode utilizar os serviços de protocolo sem sair de casa, pois continua sendo prestado o atendimento por e-mail, que está em funcionamento desde o dia 13 de maio, mediante o envio de requerimento específico devidamente assinado e digitalizado, juntamente com toda a documentação exigida para o endereço eletrônico nudoc@detran.df.gov.br. Os pedidos de defesa prévia, recurso contra notificação de trânsito, identificação de condutor infrator e comunicado de venda não são aceitos por e-mail, mas há a opção de fazer o envio desses requerimentos pelos Correios para o endereço SAM Lote A Bloco B – Edifício Sede do Detran/DF – CEP 70.620-000.
Para o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, este é um momento em que todos devemos agir com responsabilidade no enfrentamento à Covid-19. “Entendemos a necessidade da população e, por isso, estamos retomando o atendimento ao público ainda durante a pandemia, mas pedimos que a população dê preferência à utilização dos serviços disponibilizados no site do Detran, por e-mail e pelo envio postal de documentos”, reforça ele.
Somente a documentação física – que não pode ser digitalizada – será recebida pelo atendimento drive thru. É importante destacar também que o serviço será exclusivo para atendimento em veículos de pequeno porte e pedestres não serão atendidos nesses postos.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)