Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/16 às 20h14 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran nas Escolas percorre instituições do DF no mês de julho

COMPARTILHAR

Educação de Trânsito para estudantes de escola pública, de maneira constante

 (Brasília, 18/07/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio da Diretoria de Educação, continua levando o Programa Detran nas Escolas para a rede pública de ensino de Brasília.

Já receberam a equipe de educação de trânsito, neste mês de julho, as instituições: CEPI Sucupira de Samambaia Norte; Centro de Primeira Infância Andorinha, de Samambaia; Escola Classe 03 do Paranoá; Escola Classe 106 Norte do Plano Piloto; SESC de Taguatinga Sul; Escola Classe 06 de Planaltina e CEPI Pica pau Branco, de Samambaia Sul.

O Programa Detran nas Escolas visa a implantação e implementação da educação para o trânsito na rede pública de ensino, de maneira constante, no projeto político pedagógico das escolas, por meio da capacitação de profissionais de magistério da Secretaria de Educação do DF, e da distribuição de material de apoio didático com a temática “trânsito” para os estudantes da Educação Básica e, também, nas modalidades da Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional.

Papel social do programa

O contexto da atual realidade brasileira, com uma profunda divisão social e uma injusta distribuição de renda, tem dificultado o desenvolvimento de um processo democrático que oportunize a inclusão de todos em uma sociedade na qual os valores de respeito, solidariedade, dignidade e honestidade estejam presentes. Tais dificuldades, porém, não podem se tornar elementos impeditivos de ações que oportunizem a formação de um indivíduo consciente, crítico, com valores morais éticos, movido por atitudes, hábitos e habilidades que possam vir a transformar essa realidade (ANDRINO, 2001, p. 92).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que até 2020 teremos mais de 1 milhão de mortes por acidentes de trânsito, e o número vai para 2,4 milhões até 2030 em 178 países, incluindo o Brasil; que os índices de acidentes de trânsito representam a primeira maior causa de óbitos entre os indivíduos na faixa de 15 a 29 anos de idade (BRASIL, 2010; WAISELFISZ, 2012). Para transformar essa realidade, surge o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária de 2011 – 2020, apresentado pela Organização das Nações Unidas – ONU, que tem, entre as diretrizes gerais, o alcance da meta de redução de 50% dos acidentes de trânsito. Deste modo, para essa mudança, medidas sustentadas por cinco pilares devem ser tomadas: fiscalização, saúde, infraestrutura, segurança veicular e educação.

Quanto à educação, destacam-se algumas ações relevantes a serem implementadas pelo Programa DETRAN nas Escolas para cultura da paz no trânsito, e que vêm ao encontro do alcance da meta das Organizações das Nações Unidas:

I – capacitação de profissionais com conhecimento indispensável de Trânsito;

II – implementação da Educação para o Trânsito com ações pedagógicas permanentes nas escolas;

III – capilarização da Educação para o Trânsito, para a valorização da segurança, das regras e da cidadania no trânsito;

IV – difusão de políticas e ações com foco na promoção da vida no trânsito;

V – disponibilização de obras técnicas e científicas, artigos e outras informações de interesse da comunidade, relacionadas ao trânsito.

Público alvo

O Programa é voltado para toda Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, tendo como público os estudantes e profissionais de magistério da Educação Básica e nas modalidades de Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

Como solicitar 

Para receber o Programa Detran nas Escolas, a sua instituição interessada deve entra em contato com a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF através do e-mail: nucet@detran.df.gov.br

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)