Nova praça será composta de 300 ipês amarelos para simbolizar Brasília como a capital que conquistou a cidadania no trânsito
(Brasília, 31/07/2017) – Para prestigiar a criação da Praça da Cidadania, novo símbolo de Brasília, o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, junto com a diretoria de Educação e de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, participou do lançamento oficial desse novo espaço, inaugurado pelo governador Rodrigo Rollemberg, na manhã de sábado (29/07), na Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional.
A nova praça será composta de 300 ipês amarelos, para simbolizar Brasília como a capital que conquistou a cidadania no trânsito, por meio do respeito à faixa de pedestre, tornando-se uma referência nacional. Essa praça faz parte de um projeto do Governo de Brasília, em parceria com a TV Globo, o Correio Braziliense e a Digital Group, no sentido de aproveitar a árvore símbolo da cidade e criar espaços para celebrar a paz mundial, a cidadania no trânsito, o respeito à diversidade e o amor ao próximo.
A implantação do projeto teve início, no ano passado, com a criação da Praça da Paz, no Parque da Cidade, onde foram plantadas 158 mudas de ipês brancos. As próximas serão a Praça do Respeito, composta de ipês roxos, no Taguaparque, em Taguatinga, e a Praça do Amor, em Sobradinho, formada por ipês cor de rosa.
Plantando cidadania
Para brindar a implantação da Praça da Cidadania, a Gerência de Ação Educativa de Trânsito e o Núcleo de Programa Educativo atuaram no evento com atividades para as crianças, a exemplo da Minicidade, fizeram demonstração dos equipamentos obrigatórios para evitar acidentes, realizaram testes com os drunk busters, óculos simuladores de embriaguez, e distribuíram material educativo aos participantes.
Equipes da fiscalização de trânsito do Detran também se mantiveram no local durante todo o evento, fazendo o controle do trânsito e expondo à população os equipamentos utilizados nas operações de trânsito, a exemplo da aeronave, de viaturas, motocicletas e guincho.
Durante o lançamento, o governador Rollemberg deu ênfase às estatísticas de trânsito do Detran que vem registrando os menores números de vítimas fatais dos últimos 20 anos e destacou os dados do último semestre, que registrou uma redução de 76 mortes em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Silvain Fonseca, essa homenagem a Brasília reflete diretamente no trabalho que o Detran vem desenvolvendo durante todos esses anos para preservar vidas. “Isso nos estimula a dedicar cada dia mais para um trânsito melhor e mais seguro à população”.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)