Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/08/17 às 19h06 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran participa de simpósio inédito sobre “Direito e Trânsito”

COMPARTILHAR

O evento foi promovido para Associação Nacional dos Detrans

(Brasília, 18/08/2017) – O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto, o gerente de Ações Educativas de Trânsito, Tiago Moreira, e o Agente de Trânsito, Arthur Magalhães, representaram o Detran-DF no simpósio “O Direito e o Trânsito: as normas de trânsito como instrumento de melhoria e qualidade de vida da sociedade”, que aconteceu nessa quarta-feira (16/08), no Brasília Alvorada.

O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), com o objetivo de discutir, sob a ótica jurídica, propostas para a promoção da segurança no trânsito e para a construção de uma mobilidade humana cada vez mais eficiente. O simpósio foi construído em parceria com a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS-DF), uma das entidades organizadoras da agenda, e em parceria também com a Escola da Magistratura (ESMA-DF).

Participaram do evento diversos especialistas, autoridades e pessoas influentes que debateram de forma dinâmica assuntos de relevância para todos que lutam por um trânsito mais seguro no país. Em seu discurso, o presidente da AND e diretor do Detran de Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do simpósio, ressaltando que é necessário discutir uma interpretação mais comprometedora sobre os crimes de trânsito no Brasil.

“Os condutores que se envolvem em acidentes precisam ser responsabilizados de forma criminosa. A conscientização dessas pessoas necessita ser trabalhada desde o início. Os Centros de Formação de Condutores precisam ser visto como um ambiente de ensino e não, apenas, como um lugar para tirar a habilitação”, destaca Gouveia.

O simpósio contou com a inscrição de mais de 150 pessoas, além dos debatedores, e foi marcado por quatro mesas redondas que abordaram os seguintes temas: “O poder da regulamentação do Contran”, “A judicialização decorrente da aplicação das normas de trânsito”, “O papel da sociedade civil organizada nas políticas públicas de trânsito” e “A importância do envolvimento das autoridades e da imprensa nas campanhas educativas de trânsito”.

O encontro cumpriu o propósito de promover uma reflexão sobre o papel dos órgãos legislativos e de controle, para garantir uma legislação atual e confiável, que incorpore normas rigorosas e penalidades, respaldadas por uma aplicação coerente, comunicadas de forma clara e eficiente para toda a sociedade.

Homenagens
Na ocasião, o presidente da AND agraciou algumas autoridades em razão da parceria e os serviços prestados à sociedade brasileira que contribuem com a construção de um trânsito mais seguro e humanizado.
Foram homenageados: O ministro e vice-presidente do STJ – Humberto Martins, o juiz e presidente da AMAGIS – Fábio Esteves, o diretor geral do Denatran – Elmer Vicenzi, os deputados federais – Hugo Leal e Arnaldo Faria, o secretário geral da OAB nacional – Felipe Sarmento, e a secretária executiva do SEST/SENAT – Nicole Goulart.

Com informações da Ascom AND

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)