Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/23 às 11h08 - Atualizado em 14/09/23 às 11h08

Detran realiza feira de saúde aos seus servidores e colaboradores

COMPARTILHAR
Escrito por Ludimila Basílio

O evento promoveu atividades físicas e realização de exames, além de orientações sobre os cuidados com a saúde e bem-estar

 

(Brasília – 13/9/2023) – Nesta quarta-feira (13), os servidores e colaboradores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foram recepcionados, na unidade Sede da autarquia, com várias atividades da Feira de Saúde. O evento denominado “PARE: Atenção à sua Saúde”, foi realizado em alusão à campanha Setembro Amarelo, que simboliza a prevenção mundial ao suicídio. Mês dedicado também ao Alzheimer e aos problemas do coração.

 

Em sua abertura, o diretor-geral adjunto do Detran, Rafael Moreira Vitorino, ressaltou o quão necessário é a política de valorização do servidor. “Nós acabamos de sair de uma pandemia que trouxe à tona diversas doenças, as quais o nosso Núcleo de Atenção ao Servidor (Nuase) ficou bastante atento. O cuidado com o servidor não é só uma ação de gestão, é uma ação de todos nós”, enfatizou.

 

Iniciativas como a Feira de Saúde fazem parte da política de cuidado com os servidores da autarquia, pela qual o secretário executivo de Qualidade de Vida do Distrito Federal, Epitácio Junior, fez questão de parabenizar. “O Detran tem sido um exemplo dentro do GDF juntamente com a Secretaria de Segurança Pública na promoção e aplicação do programa qualidade de vida no trabalho”, ressaltou.

 

Hoje o Detran busca seguir três pilares quando se trata de cuidado com o servidor: a atenção, a valorização e a qualidade de vida no trabalho. De acordo com Erandir Silva, chefe do Nuase, “no momento de atenção, a gente faz a primeira escuta qualificada do servidor para entender a dor, o sofrimento, e a partir daí oferecer uma linha de atendimento. Fora isso, fazemos eventos coletivos de promoção de saúde, temos o mês temático, buscamos fazer a prevenção em vez de esperar o adoecimento em si”, disse.

 

Representando a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o subsecretário de Ensino, Marcos Leôncio, presente no evento destacou. “O Departamento de Trânsito não cuida de veículos automotores, cuida das pessoas, dos condutores, das vidas. Essa cultura que busca a meta a qualquer custo precisa ser vencida porque o servidor saudável, estimulado, traz melhores benefícios para a sociedade”.

 

Os participantes que prestigiaram a feira tiveram acesso a exames de mamografia, citopatológicos, aferição de pressão ocular, bioimpedância e outros. Entre as ações voltadas a atividades físicas, houve aulas de Tai-chi-chuan, Pilates e Ginástica Laboral.

 

A servidora Rita de Cássia Pereira  aproveitou a oportunidade para obter mais informações sobre sua saúde. “É uma ação muito válida e deveria acontecer com freqüência porque proporciona ao servidor integração com os colegas, além de acompanhar a questão da saúde. Achei interessante o stand da oncoclínica que passou orientações sobre como fazer o auto-exame e como identificar nódulo no seio, por meio de uma mama tátil”.

 

A estagiária Liara Monique Brito contou que fazia acompanhamento pelo SUS com a técnica de Auriculoterapia e se surpreendeu com a oferta da terapia na feira. “A realização desses eventos é importante porque demonstra a preocupação que o órgão tem com os funcionários”, enfatizou.

 

As ações foram promovidas por meio de parcerias firmadas entre o Detran, Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Subsecretaria de Saúde Física para o Servidor Público, Sesc Fecomércio e BRB. Contou, ainda, com a colaboração e apoio do Hospital Paccini, Centro Sul, da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda – Assefaz, além das clínicas Unique, Foccus, Santa Paula, Tactus Fisioterapia e Oncoclínicas, do grupo de teatro e repentistas do Detran-DF.

 

Entre os servidores, professores voluntários, estavam Herbert Villafria Inocalla (Mestre Dada), instrutor de Tai-Chi-chuan e Yoga e Renato Pinheiro Gomes, instrutor de Treinamento Funcional, Condicionamento Físico e Karate. Também prestigiaram o evento, as autoridades Tânia Monteiro, subsecretária de Valorização da Sequali e a coronel Vanessa Signale, coordenadora de Valorização profissional da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)