Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/22 às 13h33 - Atualizado em 6/10/22 às 13h33

Detran utiliza água de reuso para lavar faixas de pedestre

COMPARTILHAR

São cerca de 30 mil metros cúbicos de água captada para a lavagem de viaturas, pátios e faixas de pedestre

 

 

 

(Brasília, 15/9/2022) – Com o propósito de economizar e otimizar o uso da água tratada, o Detran-DF está utilizando água captada nos períodos das chuvas para lavar as faixas de pedestres das vias urbanas do Distrito Federal. O sistema de captação funciona no Depósito de Veículos do Plano Piloto (DVA-I) e nas unidades de Taguatinga e do Setor de Cargas (Vadel).  

 

A economia média proporcionada pelo projeto supera 250 mil litros de água por mês, e é utilizada na lavagem de viaturas, pátios e faixas de pedestre. Somente no Depósito, a economia de água potável chega a 100 metros cúbicos por mês.

 

O processo de captação é feito por meio de calhas no telhado dos prédios, canalizando a água que passa por um filtro antes de chegar aos reservatórios que têm capacidade para armazenar até 30 mil metros cúbicos: 20 mil no Depósito, cinco mil na Vadel e mais cinco mil em Taguatinga.

 

Junto a esse sistema, o Detran desenvolveu também um projeto de adequação ambiental que filtra a água que lava as viaturas, antes que seja jogada no esgoto.

 

Balanço 

 

No mês de agosto, o Detran-DF iniciou o Programa de Lavagem de Faixas de Pedestres 2022. As equipes de Engenharia já realizaram a limpeza de faixas localizadas em vias de Taguatinga (QNL, QNM Norte e Avenida Elmo Serejo); Ceilândia (Avenidas P2, P3, P4 Sul, M1 e M2); Guará (Avenida Contorno do Guará II); Asa Norte (vias W4 e W5); Gama (Setor Central) e Plano Piloto (Parque da Cidade).

Até agora, 201 faixas já foram lavadas pelo Detran e o Programa de Lavagem de Faixas está em andamento nas vias urbanas do DF.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)