1/04/13 às 16h31 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

DF completa 6 meses sem mortes em faixa de pedestre

Ações educativas reforçam a importância da faixa como item de segurança no trânsito

No mês de abril, quando o Distrito Federal completa 16 anos de respeito ao pedestre na faixa, o Departamento de Trânsito contabiliza seis meses sem mortes em faixa de pedestre: a última ocorreu em 27 de setembro. Além disso, em 2012 houve uma redução de 10% no número de mortes por atropelamento (123) comparado com 2011 (136) e de 17% com relação ao número de pedestres mortos em 2000 (149).

Os dados estão no informativo Pedestres 2012, elaborado pela Gerência de Estatística do Detran e disponível na página da autarquia na internet. A boa notícia resulta da intensificação das campanhas educativas desenvolvidas principalmente a partir do segundo semestre de 2012, que atingiu cerca de 15.580 pessoas, entre condutores e pedestres em todo o DF.

Ao perceber o aumento do número de atropelamentos fatais em faixas de pedestres no decorrer do ano de 2012, as áreas de educação, fiscalização e engenharia iniciaram um trabalho de intensificação de ações voltadas a este dispositivo de segurança, principalmente nas cidades onde os dados estatísticos apontavam as ocorrências: Ceilândia (3), Santa Maria (3) e Guará (1).

No segundo semestre de 2012, foram realizadas campanhas educativas nas faixas de pedestres em todo o DF, abordando cerca de 15.580 condutores e pedestres. Só em Ceilândia, Santa Maria e Guará as campanhas educativas atingiram um público estimado em 6 mil pessoas. Durante todo o ano, o Detran realizou um total de 1.188 apresentações teatrais e jogos educativos com foco no respeito ao pedestre na faixa, alcançando um público de mais de 200 mil pessoas.

Idosos
Em 2012, tanto nos atropelamentos na faixa e fora dela, a maioria das vítimas tinha 60 anos ou mais. Por isso, a Diretoria de Educação iniciou uma palestra educativa dirigida a idosos, onde são abordadas normas gerais de circulação e conduta para pedestres, ciclistas e motoristas com foco nas condições adversas, em especial as causadas pelas condições físicas e motoras de cada indivíduo. Essa palestra está disponível a todas as associações e Administrações Regionais que tenham grupo de idosos.