Pelos menos 85 vidas foram poupadas este ano, se comparado o número de mortes ocorridas em 2016
(Brasília, 03/08/2017) – Pelo oitavo mês consecutivo, o Detran-DF vem registrando uma redução progressiva no número de mortes no trânsito. Os 30 óbitos ocorridos em julho, nas vias que cortam o Distrito Federal, representaram uma queda de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando morreram 40 pessoas.
Já em relação aos sete primeiros meses do ano, a queda foi em torno de 37%. De janeiro a julho de 2016, morreram 231 pessoas em acidentes de trânsito. Neste ano, foram registradas 146 mortes. Isso significa que 85 vidas foram poupadas, se comparado a 2016.
Essa redução no número de mortes no trânsito é resultado de um trabalho intensivo e conjunto da fiscalização, educação e engenharia de trânsito do Detran. A fiscalização, por exemplo, tem intensificado as operações em todo DF e, somente por alcoolemia, as autuações aumentaram em 225% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Em 2017, a Educação de Trânsito já investiu em torno de R$ 3,2 milhões em campanhas educativas. Foram realizadas campanhas voltadas para ciclistas, pedestres, volta às aulas, álcool, além de produção de materiais educativos chamando atenção para o perigo do uso do celular ao volante, o respeito à distância entre o veículo e a bicicleta e livretos sobre o código de trânsito, direcionados a ciclistas e pedestres, entre outros
O balanço foi divulgado, na tarde desta quinta-feira (3), em uma coletiva que reuniu todos os órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)