6/10/15 às 18h25 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

DF registra trânsito mais seguro e queda na violência

Setembro teve redução de 50% de mortes no trânsito e 32% no número de homicídios

Em setembro, o Distrito Federal registrou uma redução de 50% na quantidade de mortes no trânsito, 17, se comparado ao mês de setembro do ano passado quando 34 pessoas morreram vítimas de acidente. O resultado foi divulgado durante entrevista coletiva nesta terça-feira (6), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

O diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim, atribuiu essa redução à retomada da campanha Paz no Trânsito e à atuação dos agentes na fiscalização das vias, principalmente na intensificação das operações para coibir que motoristas dirijam alcoolizados. Somente neste mês, 1.484 condutores foram autuados por dirigirem sob o efeito de álcool, 171 foram encaminhados à Delegacia por serem flagrados com teor alcoólico considerado crime e 1.631 veículos foram apreendidos.

Amorim destacou ainda as ações educativas promovidas pela Diretoria de Educação de Trânsito em virtude da Semana Nacional de Trânsito – de 18 a 25 de setembro – e da ampliação da sinalização horizontal nas vias do DF que receberam mais de oito mil placas este mês.

Eficiência e qualidade

Durante a coletiva, o secretário de Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade, ressaltou a queda no índice de violência no Distrito Federal. O número de homicídio reduziu 32,3% em setembro, com 44 vítimas, se comparado ao mesmo mês no ano passado quando foram registradas 65. Para o secretário esse resultado é consequência da atuação contínua da PMDF “realizada com eficiência e com qualidade”.

Também participou da coletiva o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Eric Seba, para quem  a redução da violência decorre do trabalho integrado realizado pelas forças de segurança do DF. “Pretendemos aprimorar mais e melhorar sempre, cada um cumprindo o seu papel”. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cel QOBM Hamilton Santos, apresentou o novo instrumento de trabalho dos bombeiros. Uma nova vestimenta, bem mais refletiva e que suporta uma temperatura equivalente a 700°c.