22/09/16 às 21h41 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Dia Mundial Sem Carro nas ações da Semana Nacional de Trânsito

A ação organizada pela Semob contou com o apoio de parceiros da SNT 2016

(Brasília, 22/09/2016) – O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em cidades do mundo todo, em 22 de setembro, quando são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade da vida urbana. Em Brasília, o Detran-DF montou stand de atendimento com a presença da Ouvidoria e da equipe de educação de trânsito do órgão para dialogar com a população sobre o assunto.

Como parte da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano tem como tema – EuSou+1. Por um Trânsito mais Seguro – o Dia Mundial Sem Carro tem o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do pára-brisa.

As atividades foram concentradas no estacionamento da quadra 6 do Setor Comercial Sul, que também conta com atrações da já tradicional Quinta Cultural. No local, foram instaladas estandes com serviços das Secretarias de Saúde e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, do DER e da ouvidoria do GDF, além de food trucks e apresentações artísticas.

Saiba mais sobre o Dia Mundial sem Carro

A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003. Em 2004, houve a pedalada-manifesto e, em 2005, a visita à Câmara de Vereadores. Até 2006, essas atividades eram realizadas, principalmente, por iniciativa de cicloativistas e participantes da Bicicletada.

Fonte: vadebike.org

IMG 0963 IMG 0900