Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/23 às 15h47 - Atualizado em 24/11/23 às 9h07

Encerramento do 12º ciclo do Programa Detran nas Escolas

COMPARTILHAR

 

O curso, com eixo na Mobilidade e Trânsito, contou com 432 professores inscritos nesta edição

 

(Brasília – 23/11/2023) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou, nesta quinta-feira (23), o encerramento do 12º ciclo do Programa Detran nas Escolas, com a temática: compartilhando experiências pedagógicas da educação para o trânsito. O evento aconteceu no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), e é uma ação conjunta realizada entre Detran-DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal, prevista no Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020.

 

Na composição da mesa de honra estavam o diretor-geral adjunto interino do Detran/DF, Hugo Fernando Figueiredo; o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran/DF, Marcelo Granja; e a assessora da EAPE, Maria Cristina Carvalho.

 

 “Essa formação, seja na educação básica, para o jovem e adulto, nunca é tardia e nunca é demais. Isso faz com que o aluno saia à frente para ingressar no trânsito tendo respeito à mobilidade e à educação com foco na paz”, destacou o diretor-adjunto Hugo Figueiredo.

 

Esta foi a primeira cerimônia com a participação e relato presencial dos cursistas sobre as experiências da metodologia utilizada em sala de aula. Para a professora Daiane Ferreira Dias, da Escola Classe 2 do Itapoã, o curso tem grande relevância no processo da educação e formação dos alunos. “Queria deixar aqui uma mensagem de Paulo Freire: Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda. Quis trazer isso aos meus alunos para que eles sonhem com uma realidade mais bonita e possam fazer a diferença no futuro”, disse.

 

A parceria entre o Detran e SEDF teve início em 2015, e desde então, tem incorporado a Educação para o Trânsito na prática pedagógica dos professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. O intuito é que, por meio da ação integrada, seja possível formar diversos multiplicadores de assuntos relacionados à paz, à segurança viária e à consciência na mobilidade urbana.

 

Ao final do evento os alunos receberam certificado de participação, as escolas foram agraciadas com uma placa de escola participante, além da entrega de kits e material educativo para utilização em sala de aula.

 

Eixo Mobilidade e Trânsito 

Atualmente, o Programa Detran nas Escolas é desenvolvido em dois eixos: o eixo Mobilidade e Trânsito e o eixo Cidadania no Trânsito.

O objetivo dos cursos de formação de professores é desenvolver ações pedagógicas voltadas à Educação para o Trânsito, numa perspectiva de mobilidade segura e desenvolvimento de uma cultura de paz no trânsito. Além disso, busca a compreensão das particularidades implicadas no transitar com segurança, nos variados espaços públicos, observando suas diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais.

 

Este foi o 12º ciclo desenvolvido na concepção de formação continuada dos professores, que prima pela mediação dos conhecimentos estabelecidos no currículo da escola com os conhecimentos oriundos da sociedade para criar condições de subsidiar a organização do trabalho pedagógico, baseado em reflexões e ações de aprendizagens relacionadas ao trânsito e mobilidade humana.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)