Durante as operações do fim de semana, o Detran flagrou 41 motoristas inabilitados
(Brasília, 25/09/2017) – De quinta-feira (21/09) a domingo (24/09), o Detran realizou diversas operações de fiscalização com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito. As equipes autuaram 94 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, sendo que seis foram conduzidos à delegacia por apresentarem quantidade de álcool considerada crime.
Durante a fiscalização, foram autuados ainda 41 condutores inabilitados, 11 com a CNH vencida há mais de 30 dias, cinco com o direito de dirigir suspenso e dois com a CNH cassada. As equipes recolheram 145 veículos por infrações diversas. As operações ocorreram em várias regiões do DF e, algumas, contaram com o apoio da Polícia Militar.
Pontos para a Vida
Desde abril, o Detran vem realizando a Operação Pontos para a Vida, que visa monitorar e retirar das vias os motoristas que foram suspensos ou cassados e continuam cometendo infrações. A partir dos pontos registrados na CNH dos infratores flagrados na Operação, é produzido o Placar da Vida. Em cinco meses de Operação, foram autuados 209 condutores suspensos e 11 cassados, que somam juntos 5.873 pontos relativos a infrações de trânsito.
De acordo com o art. 307 do Código de Trânsito Brasileiro, a violação da suspensão ou da cassação da habilitação configura crime, com detenção de seis meses a um ano. O condutor suspenso, que é flagrado dirigindo, recebe multa de R$ 880,41 e ainda responde ao processo de cassação da CNH.
Na última semana um motorista flagrado na Operação Pontos para a Vida foi condenado judicialmente pelo crime de violação da suspensão. O condutor, que cumprirá pena restritiva de direitos, foi autuado pelo Detran em julho, no Gama.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)