Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/24 às 17h08 - Atualizado em 5/02/24 às 17h08

Fiscalização pré-carnaval autua 250 condutores por dirigir embriagado

COMPARTILHAR

Operação Carnaval Seguro começou na sexta-feira (2) e se estenderá até dia 14, totalizando 125 ações em todas as cidades do Distrito Federal

Zélia Ferreira

(Brasília – 5/2/2024) – O bloco do Policiamento e Fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal já está nas ruas, a fim de garantir um Carnaval com mais segurança nas vias. Entre sexta-feira (2) e a madrugada de segunda-feira (5), os agentes de trânsito abordaram 778 condutores e um terço deles (250) estavam dirigindo sob efeito de álcool, sendo três deles conduzidos à delegacia, pois o teste do etilômetro acusou índice de alcoolemia considerado crime, conforme artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Além dos flagrantes de alcoolemia, os agentes ainda flagraram 58 condutores não habilitados, 387 sem usar o cinto de segurança, 222 utilizando o telefone celular e 41 pilotando moto com escapamento irregular. No total, 53 veículos foram recolhidos ao depósito por irregularidades diversas.

 

As abordagens aconteceram no Gama, Sobradinho, Vila Planalto, Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Águas Claras. É a Operação Carnaval Seguro, lançada na última sexta-feira (2) e que se estenderá até a Quarta-Feira de Cinzas (14), em todo o DF.

 

“Ainda teremos muitas ações tanto no pré-carnaval quanto durante os dias de eventos carnavalescos. Ao todo, estão programadas 125 ações com o objetivo de coibir as infrações que geram risco de sinistros e comprometem a segurança da população, principalmente a embriaguez ao volante”, ressalta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias.

 

As ações do Detran-DF contaram com um efetivo de 60 agentes em 26 viaturas, seis motocicletas, uma aeronave e quatro guinchos. As operações do tipo blitz ainda tiveram o apoio da Polícia Militar.

 

Destaque

 

Durante patrulhamento pela via N1, na tarde de sexta-feira (2), por volta das 16h30, os agentes avistaram o veículo Renault Sandero 2014, de cor prata, que estava sendo monitorado pela autarquia em razão do grande volume de infrações em seu prontuário, que o caracteriza como veículo de infrator contumaz. Ao abordar o condutor, verificou-se que o veículo não estava licenciado desde 2016 e acumulava 142 infrações de trânsito, sendo a maioria delas por excesso de velocidade e avanço de sinal. No total, havia R$ 34.845 de débitos só em multas.

 

“O veículo foi recolhido ao depósito, representando um risco a menos à segurança do trânsito nas vias do DF, visto a imprudência com que seu condutor trafegava pela cidade, desrespeitando limites de velocidade e parada obrigatória nos cruzamentos semaforizados”, explica o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da região Metropolitana, Anthony Grillo.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)