Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/22 às 11h49 - Atualizado em 20/05/22 às 12h30

Lições de trânsito vivenciadas pelos alunos do CEMI Cruzeiro

COMPARTILHAR
Atividades fazem parte da avaliação do curso Cidadania no Trânsito, oferecido pelo Detran-DF aos alunos do Ensino Médio da rede pública
Zélia Ferreira
(Brasília – 18/5/2022) – Os alunos do Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro apresentaram, na tarde desta quarta-feira (18), os trabalhos de conclusão do curso Cidadania no Trânsito. A aprovação nesta etapa é condição obrigatória para o recebimento do certificado de conclusão, que terá validade como formação teórico-técnica do processo de obtenção da habilitação pelos jovens participantes do projeto.
Os trabalhos foram desenvolvidos com o tema “Juntos Salvamos Vidas” e abordando assuntos trabalhados nas diversas disciplinas ministradas durante as 90 horas de curso. No Cruzeiro, 20 alunos concluíram com louvor esta etapa. Eles apresentaram trabalhos muito interessantes utilizando técnicas diferentes, como produção de panfletos, cartazes, realização de minipalestras com slides, dramatizações, simulação da manobra “heimlich” para desobstrução de vias aéreas (desengasgo), esquetes e jogo de cenas com improviso, onde a plateia sugeria um tipo de veículo e a situação de risco que deveria ser abordada.
Além de simular situações de risco de acidentes, os alunos focaram na prevenção, explicando o que deveria ter sido feito para evitar o acidente ou para minimizar as lesões e a gravidade dos acidentados, abordando normas de circulação, noções de primeiros socorros, fundamentos de direção defensiva, respeito a regras de trânsito, boas relações no trânsito e cuidados com a manutenção do veículo. Uma verdadeira demonstração de que aprenderam muito nas aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de duas ou quatro rodas (mecânica).

Nos próximos dias, alunos das demais escolas farão suas apresentações e concluirão sua participação neste projeto piloto que é uma iniciativa pioneira do Detran-DF para oferecer gratuitamente aos alunos das escolas públicas a formação teórico-técnica que integra o processo de habilitação de condutores.

 

 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)