Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/23 às 18h16 - Atualizado em 4/05/23 às 18h16

Maio Amarelo: Detran intensifica ações educativas e fiscalização

COMPARTILHAR

 

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, o movimento foca na sensibilização da população sobre as atitudes que evitam acidentes

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 4/5/2023) – Durante todo o mês de maio, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal está empenhado em levar à população momentos de reflexão sobre as atitudes que garantam mais segurança, reduzindo os acidentes no trânsito. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a 10ª edição do movimento Maio Amarelo terá intensificação de ações de educação e de fiscalização, voltadas para reforçar comportamentos que evitam acidentes, mas também coibir atitudes que colocam em risco a vida no trânsito.

 

A Diretoria de Educação está com uma agenda intensa de atividades com foco nos diversos atores do trânsito: pedestre, ciclista, motociclista, passageiros e demais condutores. “Cada um de nós precisa ter em mente que escolher a vida é sempre a melhor alternativa, lembrando que as atitudes individuais têm grande peso no resultado coletivo. Estamos com iniciativas bastante diversificadas durante todo o mês de maio, enfatizando que a vida é o bem maior a ser preservado por todos que utilizam as vias do DF”, destaca a diretora de Educação de Trânsito, Paula Nunan.

 

Na programação educativa há iniciativas bastante diversificadas, como o passeio ciclístico em Águas Claras, no aniversário da cidade; campanhas em portas de escolas e nas universidades; blitzes educativas; e palestras em locais com grande circulação de pessoas.

 

Fiscalização

Além das diversas ações educativas que estão programadas, as equipes de fiscalização também vão intensificar as ações para coibir o desrespeito às regras de segurança viária, principalmente o uso do celular ao volante, a condução de veículos sob influência de álcool, a falta do cinto de segurança pelo motorista e passageiros, o desrespeito ao pedestre na faixa e a direção de veículos por pessoa não habilitada ou com o direito de dirigir suspenso. Estão programadas diversas operações do tipo blitz e patrulhamento com abordagens em diversas cidades do DF, além das tradicionais Operação Sossego, Segurança nas Escolas e Lei Seca.

 

“Sabemos que o trânsito é responsabilidade de todos, mas vamos colocar as equipes de fiscalização nas ruas para destacar a responsabilidade do condutor em relação à segurança dos demais usuários da via pública. Quem comete infração de trânsito precisa saber que está colocando vidas em risco. E isso é inadmissível!”, ressalta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias.

 

Maio Amarelo

Esta é a 10ª edição do movimento que une sociedade civil e órgãos governamentais em prol de um trânsito mais humanizado e seguro. O tema “No trânsito, escolha a vida” foi definido na Resolução 980/2022.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)