Cerca de mil veículos não licenciados já foram apreendidos pelo Detran em duas semanas
Desde o início da fiscalização do licenciamento 2014, no dia 16 de outubro, mais de 15 mil veículos foram abordados nas operações do Detran, o que resultou na apreensão de cerca de mil veículos não licenciados.
Só hoje (3) estão previstas 11 operações específicas para esse tipo de fiscalização em cidades como: Samambaia, Vicente Pires, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Brasília, Guará, Sobradinho e Paranoá. Além de todas as blitzes de rotina onde é praxe conferir documentação do veículo e do condutor.
Até agora, 551.772 veículos ainda não estão licenciados, o corresponde a 35% da frota atual de 1.551.871 veículos.
Condutor surpreendido nas blitzes com o veículo não licenciado comete infração gravíssima, recebe multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH e têm o veículo apreendido. Para retirar o veículo do depósito, o proprietário terá que arcar com os custos do guincho, das diárias e da taxa de vistoria, exigida no momento da liberação do veículo, além da quitação de todos os débitos em aberto.
Mesmo que o veículo esteja licenciado, a falta do documento obrigatório também é infração, penalizada com multa de R$ 53,20, três pontos na CNH e retenção do veículo.
Regularização
Para regularizar a situação do veículo, basta quitar débitos de IPVA (junto à Secretaria de Fazenda), seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas vencidas. Os boletos podem ser emitidos pela internet, no site do Detran, ou em qualquer posto de atendimento da autarquia ou do Na Hora.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)