26/10/17 às 11h04 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Mais de 950 condutores flagrados com a CNH suspensa ou cassada

Em média, três motoristas impedidos de dirigir são autuados por dia no DF

(Brasília, 26/10/2017) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fechou o cerco contra condutores suspensos e cassados que descumprem a penalidade e permanecem dirigindo. De janeiro a outubro deste ano, foram multados 956 motoristas impedidos de dirigir. No mesmo período do ano passado, foram autuados 404 condutores suspensos ou cassados. Isso representa um aumento de 136%.

Em abril, o Detran criou a Operação Pontos para a Vida (PPV), que é voltada a monitorar e retirar das vias os motoristas que foram penalizados e continuam cometendo infrações. A PPV conta com o apoio da Polícia Civil, para o registro da ocorrência do crime de violação da suspensão, e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para que os infratores sejam punidos criminalmente. Desde o início da Operação, foram instaurados 35 processos judiciais e cinco condutores foram penalizados com penas restritivas de direitos.

Acidentes com condutores suspensos
A intensa fiscalização refletiu nos acidentes. No ano passado, nove condutores com o direito de dirigir suspenso envolveram-se em acidentes de trânsito com mortes. No primeiro semestre deste ano não houve nenhum registro. Segundo o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o objetivo é continuar dando prioridade as ações que visam impedir que infratores contumazes coloquem em risco a segurança do trânsito.

Penalidade
O condutor suspenso que é flagrado dirigindo recebe a multa de R$ 880,41 e responde ao processo de cassação de CNH. Nesse caso, só poderá conduzir veículo após dois anos, além de ser obrigatório realizar todo o processo de habilitação novamente. De acordo com o art. 307 do Código de Trânsito Brasileiro, a violação da suspensão ou da cassação da habilitação configura crime, com detenção de seis meses a um ano.