Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/24 às 9h43 - Atualizado em 10/04/24 às 9h43

Mais um coração é transportado pelo Sentinela

COMPARTILHAR

Trata-se do 64º coração transportado pela aeronave do Detran-DF para transplante no DF desde 2015

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 9/4/2024) – Na tarde desta terça-feira (9), a aeronave do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o Sentinela, transportou mais um coração para a realização de transplante no Distrito Federal. Esse foi o oitavo coração transportado pela equipe da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) neste ano. Além do coração, um fígado também foi transportado.

 

Os órgãos vieram da cidade de Campo Grande (MS) e foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegando em Brasília por volta de 16h. Do aeroporto ao Hospital das Forças Armadas (HFA), o traslado ficou a cargo da equipe da aeronave Sentinela, composta pelo comandante Sergio Alexandre Martins Dolghi, o copiloto Alessandro Dias da Silva e operador aerotático Fernando Márcio Garrido Avelar.

 

A parceria entre Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes existe há nove anos, garantindo a agilidade necessária para o transporte de órgãos, indispensável ao aproveitamento nos transplantes realizados no Distrito Federal.

 

Balanço

 

Desde 2015, foram transportados 64 corações pelo Detran-DF e, destes, 11 aconteceram em 2023 e oito neste ano de 2024. São muitas vidas salvas com a colaboração da autarquia, que não tem medido esforços para salvar vidas, tanto em ações terrestres quanto aéreas.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)