7/07/17 às 16h18 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Mortes no trânsito reduzem 40% no semestre

São quase seis meses consecutivos de redução no número de mortes no DF

(Brasília, 07/07/2017) – Cada dia mais vigilante sobre o comportamento do condutor nas vias públicas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) conseguiu mais um recorde na redução de mortes no trânsito. No primeiro semestre deste ano foram poupadas 76 vidas, se comparadas as atuais 115 mortes às 191 ocorridas no mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados pelo diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, durante a coletiva de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, realizada na manhã desta sexta-feira (7).

“Isso é fruto do trabalho permanente do Detran, que vem adotando novas estratégias para impedir que condutores inconsequentes tenham livre acesso às vias públicas”, desabafa Silvain Fonseca, que passa 24 horas monitorando o trânsito da cidade e comandando as equipes de trabalho, seja da fiscalização, da educação ou da engenharia de trânsito.

Para conseguir o desafio de manter os acidentes em queda, com uma frota que cresce de forma galopante – 288% em pouco mais de duas décadas – o Detran vem realizando estudos e promovendo intervenções em trechos que podem oferecer riscos aos usuários da via, além de manter um cronograma permanente de sinalização da cidade.

Novas estratégias
A partir deste ano, a fiscalização de trânsito adotou novas estratégias nas operações, realizando ações planejadas para interceptar condutores alcoolizados, antes que provoquem algum acidente. Essa iniciativa gerou um aumento de 65,5% no número de autuações por alcoolemia neste ano: 12.017 contra as 7.258 multas aplicadas no mesmo período do ano passado.

Aliado a isso, o Detran está monitorando condutores com o direito de dirigir suspenso ou cassado, por meio da Operação Pontos para a Vida, que tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito, aumentar a segurança nas vias e reduzir a sensação de impunidade junto àqueles que têm a CNH bloqueada e continuam dirigindo.

Pautada pela estatística do órgão, a educação de trânsito vem atuando no planejamento de campanhas educativas pontuais, a fim de alertar os usuários sobre o valor da vida, evitar distorções de valores e garantir o respeito e a segurança no trânsito. Somente neste semestre, foram produzidas e veiculadas na mídia cinco campanhas educativas, além da realização de 135 atividades, com distribuição de material educativo nas vias, nas escolas, em eventos e outros, conseguindo alcançar um público em torno de 215 mil pessoas.