Conduzir veículo com o direito de dirigir suspenso é crime de trânsito
(Brasília, 26/05/2017) – Na tarde dessa quinta-feira (25/05), agentes do Detran flagraram um acidente de trânsito no Recanto das Emas. Uma motocicleta estava parada na faixa de pedestre quando foi atingida por um veículo VW Gol. O motociclista sofreu escoriações leves e foi socorrido pelos Bombeiros.
Ao consultar o sistema, os agentes de trânsito constataram que ambos os condutores estavam com a CNH suspensa. Um teve o direito de dirigir suspenso pelo Detran e outro pela Justiça. De acordo com Código de Trânsito Brasileiro, a violação da suspensão ou da cassação, além de infração de trânsito também configura crime, com pena de 6 meses a 1 ano e multa. Os agentes registraram a ocorrência no 27° Delegacia de Polícia.
Pontos para a Vida
O Detran está promovendo a Operação Pontos para a Vida, que consiste em retirar das vias os condutores que estão com a CNH suspensa ou cassada, mas continuam dirigindo e cometendo infrações de trânsito. A partir dos pontos registrados na CNH desses infratores será produzido o Placar Pontos para a Vida.
Em um mês de Operação, foram flagrados 77 condutores, sendo 73 suspensos e quatro cassados, que mesmo após serem impedidos de dirigir, somam juntos 3.745 pontos relativos a infrações de trânsito.
O condutor suspenso que for flagrado dirigindo, além de receber a multa de R$ 880,41, responde ao processo de cassação de CNH. Nesse caso, só poderá conduzir veículo após dois anos, além de ser obrigatório realizar todo o processo de habilitação novamente.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)