Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/15 às 20h39 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

95 multas por embriaguez no primeiro fim de semana do Maio Amarelo

COMPARTILHAR

Planaltina, Recanto das Emas e Gama receberam ações educativas

Entre a noite de quinta-feira (30) e a madrugada de segunda-feira (4), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autuou 95 condutores por dirigir sob influência de álcool, três deles foram presos por dirigir com índice considerado crime, acima de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

Durante as operações, equipes de fiscalização do Detran flagraram 35 condutores não habilitados e autuaram outros 123 por infrações diversas, como a falta de cinto segurança, falta de equipamentos obrigatórios, placa ilegível, manobra de exibição, entre outras. Um total de 201 veículos recolhidos, sendo 33 motocicletas.

Com o apoio da PMDF, os agentes recuperaram um veículo Fiat Mille que havia sido furtado na Faculdade Projeção de Taguatinga. Na abordagem ao veículo, duas pessoas foram presas. Elas já possuíam várias passagens pela polícia por roubo, furto e tráfico de drogas e estavam em liberdade provisória.

Educação

As equipes de educadores de trânsito da autarquia promoveram três ações educativas durante o feriado do Trabalhador (1º/5) e no sábado (2) também com foco na atenção pela vida no trânsito, com público estimado em 1.800 pessoas.

No dia 1º, foram realizadas duas ações: uma no Gama, das 9h às 12h, e outra no Recanto das Emas, das 13h às 17h, com palestras para adultos e atividades recreativas e pedagógicas para as crianças, além da distribuição de brindes e fôlderes com informações de segurança no trânsito.

No sábado (2), das 10h às 18h, a ação educativa foi realizada no Centro Esportivo Estância II/IV, em Planaltina, com diversas atividades para a criançada, como oficina de arte, pintura de rosto, desenhos para colorir, jogos de memória com regras de trânsito.

Segunda edição do Maio Amarelo

Devido à grande repercussão e à diminuição dos índices de violência no trânsito alcançados no ano anterior, no mês de maio, quando o Detran aderiu ao Movimento Maio Amarelo, este ano o órgão manteve adesão pelo segundo ano consecutivo à Operação Maio Amarelo.

O movimento Maio Amarelo estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Nesse sentido, a operação Maio Amarelo II desencadeada a partir da 00h de 1º/5 tem como objetivo aumentar a presença e a fiscalização do Detran durante o mês, com o intuito de conscientizar a população para os riscos no trânsito, a fim de diminuir as estatísticas de acidentes com mortes, feridos e sequelados.

Dessa forma, é previsto nesse projeto um total de 1.200 operações de fiscalização de trânsito simultâneas, divididas em 100 operações do tipo Blitz, 550 operações de patrulhamento, 550 operações de pontos de demonstração nas proximidades dos locais citados, além de diversas campanhas educativas e operações em conjunto com outras instituições de Segurança Pública.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)