12/04/16 às 14h46 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Redução de mortes no trânsito chega a 23% no primeiro trimestre de 2016

O Detran realizou, no período, 116 ações educativas e 349 operações de fiscalização

(Brasília, 12/04/2016) – No primeiro trimestre de 2016, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal computou, por meio de sua Gerencia de Estatística, uma redução de 23% no número de mortes em acidentes de trânsito no Distrito Federal. De janeiro a março deste ano foram registradas 73 vítimas fatais contra 95 no mesmo período de 2015.

Esse número ratifica a tendência regressiva que vem ocorrendo no DF desde o ano passado, quando foi registrado o menor número de mortes dos últimos 20 anos. O diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, atribui isso à intensificação das campanhas educativas e das operações de fiscalização de trânsito.

Somente nos três primeiros meses deste ano, o Detran, por meio de Diretoria de Educação de Trânsito, promoveu 116 atividades educativas, mais de uma ação por dia. O público alcançado pelas atividades supera 120 mil pessoas. Ainda ofereceu 38 cursos para um público equivalente a 946 pessoas.

Além disso, o órgão já lançou três campanhas educativas na mídia: Carnaval, abordando o perigo do uso do álcool quando na direção; Volta às Aulas, que orienta as famílias sobre a travessia segura nas vias; e Faixa de Pedestre, estimulando o respeito a essa sinalização.

Fiscalização de trânsito

A redução de acidentes fatais no trânsito do Distrito Federal tem também como grande aliadas as operações de fiscalização promovidas pelo Detran, em parceria com a PMDF e o DER. Somente nos três primeiros meses do ano foram realizadas 349, quase quatro ações por dia.

As operações resultaram na autuação de 2.303 condutores que foram pegos dirigindo após ingerir bebida alcóolica e na prisão de outros 502 motoristas flagrados com concentração de álcool superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar, considerada crime conforme artigo 306 do CTB.

Ainda foram apreendidos 5.510 veículos e recuperados outros 86 oriundos de roubos e furtos. Atualmente a frota do Distrito Federal conta com aproximadamente 1.636.960 veículos. Destes, quase 300 mil já estão com o licenciamento de 2016 atualizado, um saldo bastante positivo para esse período do ano.